domingo, 13 de novembro de 2016

O que causa inchaço ou a famosa água no joelho? Ortopedista explica

Doutor Adriano Leonardi lista 10 razões que podem levar ao que os médicos chamam de derrame articular, condição bastante comum entre os esportivas. Veja como tratar

Você volta do treino de corrida e nota que o joelho está um pouco mais duro, com um certo desconforto para dobrar e que seu volume aumentou consideravelmente. Logo pensa: será que exagerei no treino? Será que me lesionei? O inchaço do joelho - ou tumefação -, conhecido no meio médico como “derrame articular” e popularmente como "água no joelho” é uma situação relativamente frequente nos esportes e desencadeada nem sempre por apenas uma, mas muitas causas associadas.

Normalmente o inchaço depende diretamente da presença dentro da cavidade articular de uma coleção líquida, que pode ser de líquido sinovial, sangue ou pus. O seu aparecimento pode acontecer de modo muito rápido (uma a duas horas após a prática esportiva), rápido (até seis horas) ou lento (dois ou mais dias). Dependendo de uma quantidade menor ou maior da colecção líquida intra-articular, o joelho apresenta a tumefação com menor ou maior tensão, condicionando-o, por isso, a uma perda menor ou maior da mobilidade.

Habitualmente o aumento da tensão intra-articular associa-se ao aparecimento de desconforto ou mesmo dor, que em situações extremas é bastante insuportável. Mas quais seriam as causas desta condição? Abaixo vou listar as 10 principais causas. Confira:

1. Inchaço após entorse:
Uma contusão direta ou entorse do joelho durante o esporte tensiona e pode romper estruturas internas do joelho como ligamentos, tendões, bursas, menisco ou cartilagem articular. Uma vez lesionadas, pode haver sangramento. Por isso chamamos também de “hemartrose". Estatisticamente, sabe-se que um inchaço repentino após o entrose do joelho está ligado a 75-85% de chance de uma ruptura do ligamento cruzado anterior. Por isso a investigação da lesão com manobras deve ser realizada imediatamente.

2. Artrose do joelho:
Esta é a principal causa de inchaço crônico com períodos de melhora ou piora. A degeneração da cartilagem da articulação do joelho pode resultar em uma superprodução de fluido articular, fazendo com que o joelho volte a inchar. Um joelho inchado devido à artrose do joelho é tipicamente acompanhado por dor. Classicamente, o indivíduo percebe agravos de sintomas logo após o treino e percebe alívio pelo uso de anti-inflamatórios e gelo.

3. Bursite
Em todo o corpo, as bursas são “bolsinhas cheias de líquido que reduzem o atrito entre músculos, tendões e pele. Uma bursa inflamada do joelho pode encher-se com excesso de fluido, causando inchaço ou água fora do joelho. As bursas mais afetadas no joelho são a pré-patelar, com aumento do volume logo acima da patela e da “pata de ganso”, abaixo e na região interna do joelho.

4. Gota
O quadro clássico é o inchaço do joelho e pode ocorrer rapidamente e ser acompanhado por dor, vermelhidão e calor. É causada por um acúmulo de cristais de ácido úrico microscópico na articulação. Isso define um ataque de gota. Homens são mais propensos a esta condição, especialmente dias após a ingestão de álcool, frutos do mar e carnes vermelha.

5. Pseudo-gota
Menos comum, mas semelhante à gota, pseudo-gota é um acúmulo de cristais de pirofosfato de cálcio em uma articulação. O acúmulo de cristais normalmente causa dor súbita e intensa e inchaço. Ocorre mais frequentemente no joelho.

6. Artrite reumatoide
É uma doença autoimune na qual o organismo fabrica anticorpos contra o tecido sinovial que reveste a articulação. Pode causar, além do inchaço, rigidez, dor, sensibilidade e vermelhidão. Os sintomas ocorrem frequentemente em ambos os lados do corpo. Embora os joelhos possam apresentar sintomas, as mãos, punhos e pés são mais frequentemente afetados por esta doença.

7. Cisto de Baker
Trata-se de uma bolsa localizada na região posterior do joelho. Pode não ter outros sintomas ou pode ser acompanhado de dor e rigidez. Quase sempre está associado a outras lesões como a artrose e lesão de meniscos. Por este motivo não deve ser tratado isoladamente.

8. Artrite reumatoide juvenil
Dor e inchaço nas articulações em crianças e adolescentes pode também ter causa autoimune. Pode causar febre ou erupções cutâneas.

9. Artrite séptica

Bactérias ou outros micro-organismos podem penetrar o revestimento delicado que envolve a articulação do joelho, infectando a articulação e potencialmente fazendo com que ele se encha de pus. Inchaço repentino do joelho, dor intensa no joelho e febre são sinais de artrite séptica.

10. Síndrome da plica sinovial do joelho

Em geral ocorre quando uma estrutura denominada plica sinovial medial, uma invaginação normal da membrana que envolve o joelho presente em 50 a 70% das pessoas interpõe-se entre a patela e o femur, ficando inflamada, causando incomodo, dores, estalidos e inchaço, com acúmulo de líquido dentro da articulação.

Meu joelho inchou. O que faço agora?
O recomendado é iniciar uma terapia composta por repouso, gelo, compressão e elevação. 
- Descanse o joelho: não faça qualquer atividade que cause dor. Evite ficar em pé muito tempo.


- Gelo: aplique o gelo ou uma compressa fria para reduzir a dor aguda e o inchaço no joelho por 15 minutos a uma hora, três ou quatro vezes por dia. Não aplique nada congelado (gelo, bloco de vegetais congelados ou qualquer outra coisa) diretamente sobre a pele. Proteja sua pele envolvendo a bolsa de gelo em um pano. Remova o gelo se a área começar a ficar dormente. Não use gelo se você tiver diabetes ou problemas em seus nervos ou vasos sanguíneos.

- Compressão: use uma faixa de compressão para reduzir o inchaço. A faixa elástica funciona bem.

- Eleve o joelho acima do nível do coração para reduzir o inchaço e evitar o acúmulo de líquidos. Tente apoiar seu joelho em travesseiros enquanto está deitado na cama ou sentado em uma cadeira.

- Consulte imediatamente um médico! Dependendo do aspecto do inchaço, a retirada do líquido associada ou não à administração de medicamentos intra-articulares pode estar indicada.


ADRIANO LEONARDI
Médico ortopedista especialista em traumatologia do esporte e cirurgia do joelho. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Ambientes Remotos e Esportes de Aventura. www.adrianoleonardi.com.br

Nenhum comentário: