quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Como o esporte ajuda no tratamento da depressão

A prática de atividades físicas pode ser decisiva na convivência com a doença.
A depressão é um dos transtornos mais frequentes na população, de acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), ela já se tornou a doença mais incapacitante de todo o mundo. Ela causa diversos tipos de prejuízos para as pessoas que sofrem desse problema, em todos os âmbitos da vida: social, financeiro, profissional, econômico e, claro, na saúde, já que geralmente está associada ao surgimento de doenças crônicas, como o diabetes e a hipertensão, por exemplo.

Isso também pode estar relacionado com o sedentarismo, pois as pessoas que sofrem de depressão costumam perder o ânimo que tinham antes da doença, ficando sem vontade de realizar até mesmo as atividades mais rotineiras. A queda da capacidade física acaba aumentando o risco de mortalidade, por isso, é importante que os pacientes tentem não restringir totalmente suas atividades recreativas e exercícios físicos.

O corpo – e a cabeça – podem ficar muito mais saudáveis quando a pessoa costuma praticar esportes regularmente, pois isso ajuda a liberar substâncias benéficas para o cérebro, principalmente para o humor, como a serotonina e a endorfina, que estão diretamente ligadas à sensação de prazer. Segundo o professor de educação física, Anselmo Bertoncini Simões, os exercícios aeróbicos são aqueles capazes de liberar mais endorfina, por causa de sua duração, continuidade e intensidade.

As atividades físicas ajudam a acelerar a recuperação e trazer mais qualidade de vida para quem sofre com esse mal, principalmente aquelas que são praticadas em duplas ou em grupos, estimulando o convívio social. Focar a atenção nesses tipos de exercício também ajuda a afastar a ansiedade, o bem-estar físico e psicológico também acarreta no aumento da autoestima.

Redução da ansiedade, do estresse físico e mental, alívio da tensão muscular, perda de peso, aumento da autoconfiança, além da melhora da respiração. Essas são algumas das vantagens de praticar esportes, que, em conjunto com o acompanhamento médico, contribuem satisfatoriamente para ameninzar alguns dos sintomas da depressão. Ter uma rotina de atividade físicas pode servir de complemento para tratamentos tradicionais, ajudando pacientes a ficarem mais dispostos e focados.


De acordo com a psicóloga Ruanna Oliveira, a condição física está diretamente ligada à sensação de bem-estar. “A atividade física moderada ajuda a reduzir os sintomas da depressão, melhora o humor e reduz a ansiedade e a tensão. Esse efeito é resultado da combinação de fatores fisiológicos, como a liberação de endorfina que provoca a sensação de bem-estar, e psicológicos, como a melhora da autoestima. Praticar atividades físicas também proporciona a mudança do ambiente ao qual a pessoa está acostumada, o contato com novas pessoas e a criação de novos hábitos, o que pode ajudar na distração de pensamentos negativos e na diminuição da tensão”, afirma.

A psicóloga também alerta para o fato de que a atividade física é somente um complemento do tratamento da depressão: “É importante que a pessoa tenha ajuda de um profissional capacitado e combine os exercícios com terapia e, em casos em que é necessário, medicamentos prescritos por profissionais.”, finaliza.

Links para referência:
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2014/12/1563458-depressao-ja-e-a-doenca-mais-incapacitante-afirma-a-oms.shtml
http://www.abrata.org.br/new/artigo/impactoDepressao.aspx
Escrito por Andressa Luz. 

Nenhum comentário: