domingo, 21 de junho de 2015

Relembre: Skatista criado no Guará ganha a vida com manobras radicais nos EUA



Não fosse um ícone do skate internacional, a história de Felipe Gustavo, 24 anos, poderia ser semelhante a dos jovens de sua idade, se dividindo entre estudos, família e trabalho. Do passado sobre o concreto do Setor Bancário Sul ficou só a memória: hoje, o nome do atleta estampa roupas e equipamentos; virou referência. Patrocinado por uma das principais marcas da modalidade, Felipe ganha a vida entre pontes aéreas e manobras radicais. Na web, ostenta mais de 190 mil seguidores.


A trajetória de sucesso começou de forma despretensiosa. "Eu jogava futebol, mas em 1998, meu irmão mais velho começou a andar (de skate). Então, meu pai acabou presenteando todos os três filhos com skate. Comecei a aprender e gostar do esporte", relata. Com dificuldade para se equilibrar nas quatro rodinhas, ele apostava corrida de skate sentado, pegando impulso com as mãos. Depois que aprendeu a ficar de pé na prancha, ninguém mais o segurou. “Era o dia todo com ele no pé. Meu pai chegou a construir uma rampa para mim no fundo de casa", recorda.


Calote superado
Em 2007, Felipe, com 16 anos, já era considerado um dos principais skatistas do país. Colecionando títulos nacionais, ele participou de um campeonato em Minas Gerais, cujo prêmio era uma passagem para competir no campeonato mais tradicional do mundo, em Tampa, nos Estados Unidos. Ele conquistou o título, mas amargou o calote: nunca recebeu o prometido.


A falsa promessa quase fez Felipe desistir do sonho. Mas, a família acreditava no potencial e apostou – com o que tinha. O pai vendeu o carro e pagou passagem e estada para o filho nos EUA. Felipe não precisou voltar para casa. Ele ganhou o campeonato e recebeu propostas para ficar e competir no circuito internacional. O irmão que primeiro o incentivou hoje mora em Los Angeles e é o 'fotógrafo' oficial do skatista.



Em 2013, o brasiliense fechou contrato e integra o quadro de profissionais de marca referência no segmento. "Estou exatamente onde queria estar: ganhando minha vida com o skate”, comemora. Rodando o mundo com o inseparável companheiro de quatro rodas, Felipe conta que não esquece de Brasília e que visita a família e amigos ao menos duas vezes ao ano.


Atualmente, Felipe Gustavo comemora mais uma vitória, uma vaga no Street League World Tour, campeonato que reúne os melhores skatistas da modalidade street, conquistado nesse domingo (22/3). Em 2013, ele ganhou o Run & Gun, competição decidida pelo público e que dá ao vencedor prêmio de US$ 25 mil. Os skatistas têm 24 horas para percorrer um circuito montado e gravar um vídeo de 60 segundos, mostrando suas manobras.

Por: redação
Fonte: CB
Foto: divulgação

Nenhum comentário: