segunda-feira, 8 de junho de 2015

Prêmio 'Bengala de Ouro' agita asilo com competição de skate no RS

Evento foi promovido em casa de auxílio a idosos em Santa Cruz do Sul. Vovôs e vovós participaram como jurados, dando notas aos skatistas.



Os vovôs e as vovós do asilo Asan (Associação de Auxílio aos Necessitados), em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, Rio Grande do Sul, tiveram um domingo (31) diferente. Uma competição de skate foi promovida na casa para a disputa do prêmio 'Bengala de Ouro'. Os idosos participaram como jurados, dando notas aos skatistas (veja como foi na reportagem do Bom Dia Rio Grande).

Uma pista de skate foi improvisada no pátio do asilo. Mesas foram montadas ao lado da estrutura, e os idosos se posicionaram com plaquinhas que mostravam notas e frases aos competidores. Se o desempenho não agradasse, os jurados não perdoavam. "Zero, dou um zero. Se não é bom, dou um zero!", avisou Enilo Alves, de 62 anos.

Dona Érica Gonçalves Thil, que mora no asilo há 20 anos, aprovou a iniciativa. "Estou gostando, eles se esforçam bastante", comentou a idosa de 70 anos, divertindo-se com as manobras. A partir da reação dos moradores do local, o skatista Ghiuliano Marques viu o objetivo como cumprido: "É muito bom para entreter os idosos que muitas vezes ficam sem ter o que fazer durante a semana, e mostrar que podemos fazer o bem com o skate, com o esporte"
Dezesseis skatistas disputaram o prêmio. Mas o título foi o que menos importou: "O prêmio é estar aqui com eles", disse o skatista João Matheus Xavier Kroth. "É muito bom estar aqui, todo mundo unido", completou outro competidor, Weslley Monteiro.

Segundo os organizadores do projeto Skate do Asilo, o evento superou as expectativas. "A gente teve muita preocupação em trazer as pessoas junto com a gente para que as pessoas construíssem o evento", comentou Roberta Souza.

"Eles estavam ansiosos pelo dia, foi um sucesso. A alegria deles, dá para perceber que eles estão felizes", acrescentou o também organizador Daniel Souza, que sugere que outras pessoas visitem os idosos. "Tomara que não acabe aqui. É só passar aqui na frente e ver que consegue um abraço, um aperto de mão. O essencial, que acho que é o que eles estão precisando", finalizou.

Depois de Santa Cruz do Sul, o evento chegará a Porto Alegre no próximo fim de semana. No sábado (6), está programada a disputa no Asilo Padre Cacique, na capital gaúcha. A entrada é gratuita para quem quiser assistir, mas a instituição pede que sejam doados produtos de necessidade, como alimentos, produtos de limpeza e higiene.


Por: redação
Fonte: zh
Foto: divulgação

Nenhum comentário: