quarta-feira, 17 de junho de 2015

Existem freios para Skate? Sim, existem!


Sendo desenvolvidos e testados nos últimos 10 anos, o Brakeboard é um conjunto de trucks invertidos para Longboard com um diferencial no mínimo bizarro e questionável: Frenar o Skate.
Me espantei ao saber que existia ao menos um conceito de freio para Skates sendo comercializado, me perguntei se realmente era seguro ou viável de se utilizar em situações cotidianas. Depois de assistir os vídeos e pensar com uma mente mais aberta, cheguei a conclusão que ele pode sim ser útil em algumas situações, mas deixemos isso para o final, falemos de como ele funciona.
Vejam a projeção 3D dos trucks:

Apesar de ser uma peça complexa, o sistema de frenagem até que segue um conceito simples, bem parecido com os freios a tamborvistos em alguns modelos de carros ou motos, que foram inclusive os inspiradores para a definição do projeto.
As peças do sistemas de frenagem são compostas basicamente de alumínio e aço inoxidável, possuindo um material abrasivo nas extremidades de contato, que sofrem um atrito quando o pedal é acionado, frenando as rodas traseiras até o Skate parar.
Vejam um close do acionamento do pedal:

Na hora que vi este vídeo pensei: “Se o cara pisar com tudo o Skate trava e ele vai voar!”.
Mas depois pensei bem, e lembrei que nem sempre usamos o Longboard para descer ladeiras ou correr a 100km/h, pelo contrário, muita gente usa como meio de transporte em grandes centros urbanos. Eu mesmo uso muito o meu para ir na padaria, mercado e coisas do tipo, sempre que chega uma esquina ou aparece um carro, não estou rápido o bastante ou na posição ideal para dar um Slide e frenar o Long, e convenhamos que não é nada fácil dar um Slide com um Long que não possua tail, certo?
Pois bem, é ai que entra o Brakeboard, frenagens leves em situações que antes a gente utilizava a boa e velha sola to tênis seriam substituídas por este produto, trazendo mais segurança, conforto e economia de solas de tênis (principalmente os mais caros).
Vejam aqui mais um vídeo dele em ação em uma movimentada avenida. Imaginem só se o moleque precisasse frenar com o pé oumandando um Slide

Viram só como parece fácil, bastou o garoto retomar a postura que retém o vento e dar uma segurada no freio que o Skate parou sem problemas e com segurança.
Posso estar sendo utópico demais, mas sinceramente gostei da ideia e compraria, se eu utilizasse meu Longboard como meio de transporte diariamente. Ah, talvez eu comprasse também porque adoro ter skates diferentes! Queria ter todos os Skates do mundo!
Esqueci do mais importante, o preço, de acordo com o fabricante:
  • Um par de Trucks completo com o sistema de frenagem (sem as rodas e rolamentos) saem por $ 259,00.
  • Um jogo com 4 rodas próprias para se utilizar nesses Trucks saem por $ 79,00.
  • Um Longboard completo com Shape, Rodas, Rolamentos e Trucks sai por $ 399,00.
Os preços são bem salgados, mas pelo trabalho que deve dar para fabricar e o investimento em licenças de software Autodesk, maquinário (torno CNC, entre outros) e matéria prima, parece justo. Pelo menos é o que acredito, pois os caras venderam todos os Trucks, de acordo com o site do fabricante.
Outro detalhe interessante sobre este projeto, é que parte do desenvolvimento e toda receita o processo de produção industrial do produto foi gerada através de financiamento coletivo pelo site Kickstarter, e não só conseguiu atingir a meta de $35.000,00, mas conseguiu ultrapassar, chegando aos $ 43.336,00.
E vocês, o que acharam desta ideia? Concordam comigo? Discordam? Comentem ai, queremos saber sua opinião!

Por: redação
Fonte: skate
Foto: divulgação

Nenhum comentário: