domingo, 22 de março de 2015

Equilíbrio, frio na barriga e muitas manobras. Saiba tudo sobre o mundo do skate

Reunimos uma galera apaixonada pela prancha com rodinhas e traz dicas para quem quer começar esta aventura



Caixote, corrimão, degrau, ladeira... tudo isso é um atrativo perfeito para quem anda de skate. Um esporte urbano para todas as idades, sem distinção de sexos. Cada vez mais a mulherada domina as pistas por aí, e tem muita brasileira arrasando nas manobras.

Quem foi conferir tudo sobre o mundo do skateboarding foi a repórter do Mais Caminhos, Edlaine Garcia, que com a ajuda de uma galera muito animada se arriscou sobre a prancha sobre o skate.

Diversão sem ondas

O skate surgiu na década de 50 no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, quando surfistas decidiram não deixar a falta de ondas estragar seus dias. Colocaram rodinhas em pranchas de madeira e saíram pelas ruas. Em pouco tempo, o esporte foi ganhando cara própria e virou sensação. Logo surgiram as manobras, e com elas uma cultura diversificada, que mescla hip hop, moda, linguagem e arte, e que tornou o esporte um estilo de vida.

Para contar tudo sobre a cultura do skate, a Edlaine conversou com uma turma de skatistas e com um grupo de break dance. Para quem se interessar pela emoção e pela adrenalina, o Rodrigo Gimiliani Alves, skatista há 17 anos, deixou todas as dicas de segurança, equipamentos, cuidados ... Mas para andar de skate também tem que ter estilo. Boné de aba reta, bermudão solto ou calça jeans, camiseta larga e um skate estiloso, são alguns dos itens para ficar por dentro deste mundo.




Segurança

O skate é um esporte com equipamentos básicos de seguranças. São eles:
- Capacete
- Tênis de sola reta e baixo (importante para evitar torções de tornozelo)
- Joelheira
- Cotoveleira
  - Luvas

Treino

Existem lugares apropriados para praticar. Em algumas cidades normalmente há espaços públicos como praças e pistas próprias para andar de skate.
Mas será que dá para treinar em casa? Se há um espaço com asfalto ou piso cimentado, então dá sim. São os pisos ideais para treinar no dia a dia e conseguir fazer as manobras.

Benefícios

Assim como muitos esportes, o skate tem inúmeros benefícios para a saúde. Você adquire equilíbrio e condicionamento físico. Levantar de cada manobra e impulso exige bastante de quem pratica
Aliás, é aí que está a vantagem. Para o Rodrigo, o skate te ensina a cair e a levantar, não só no esporte, mas na vida. Feita de acertos e erros, a vida é como o skate. E sempre vai ter alguém para te pegar pelo braço, te ajudar a ficar em pé e dar forças para tentar acertar de novo. “Está é a maior lição” afirma o skatista.

Além de tudo, como dito aqui, as amizades feitas nesse mundo fazem do skate um esporte individual que não se pratica sozinho. São amizades para a vida toda!



Por: redação
Fonte: EPTV
Foto: divulgação

Nenhum comentário: