segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Guia prático de Parkour para iniciantes Conheça os desafios e benefícios do esporte que transforma tudo a sua volta num grande playground



Quem nunca deslizou num corrimão pra se livrar de uma longa escada? O Parkour, também conhecido como a “arte do deslocamento”, é um dos poucos esportes não- competitivos que valoriza o corpo do homem. Criado no final dos anos 90 pelo atleta francês David Belle, o "parcours du combattant" — ou percurso de obstáculos — te ajuda a vencer o ambiente ao seu redor. Confira algumas dicas de Jan Witfeld, autor do The Ultimate Parkour & Freerunning Book, antes de começar a escalar paredes como um ninja.

Por que praticar o Parkour

1) Parkour é divertido. No Parkour, você trata o mundo ao seu redor como um playground gigante. É divertido encontrar novas formas de manobrar o ambiente e fingir que você está em fuga. A prática desperta a criança interior que dorme dentro de todos nós e só quer correr por aí pelo prazer de explorar sem limites.

2) Parkour é um ótimo exercício. Correr, pular, escalar e balançar. O esporte é um exercício completo para o corpo, e o conjunto de movimentos vai melhorar tanto a sua coordenação quanto sua consciência corporal. 

3) Parkour é um desafio. No começo você pode não conseguir fazer alguns movimentos, mas com o tempo ganhará força e coordenação necessárias pra dominá-los. Você vai acabar encarando obstáculos que jamais pensaria conseguir. Quando finalmente confiar em si mesmo, você verá que pode levar seu corpo além do que achava ser seu limite.

4) Parkour é uma ótima maneira de fazer novos amigos. Parkour é um esporte social. Geralmente feito em grupos, a comunidade Parkour é bastante amigável e solícita. Não há competição: o objetivo aqui é passar um bom momento e ajudar os outros a melhorar.

5) Parkour pode salvar sua vida. Todo homem deve saber salvar sua própria vida, caso as circunstâncias exijam. E no Parkour você conquista o condicionamento físico pra isso. E se um dia você precisar escapar, pular ou escalar obstáculos no caminho? Você seria capaz? O Parkour pode ajudar.

6) Parkour te deixa mais criativo. O Parkour requer que você olhe para o seu ambiente de maneira criativa. Ao invés de interagir e manobrar o espaço como um arquiteto ou designer, aqui você pode fazer do jeito que você quiser. Escadas? Não precisamos delas! Cada rampa, cerca, parede ou fenda se torna uma oportunidade de tentar um novo movimento.
Movimentos básicos do Parkour
Equilíbrio: Você precisa desenvolver coordenação e força no músculo para não sair levando tombos por aí. Andar sobre uma corda esticada ou em trilhos de madeira ajuda a treinar seu equilíbrio.

Corrida: Correr no Parkour demanda tanto poder de explosão quanto de resistência. Se você praticar com frequência vai ganhar condicionamento pra aguentar a corrida por mais tempo — mas acrescentar mais 5 km de vez em quando pode acelerar bem as coisas.

Pular e cair: Pular é uma parte essencial do Parkour, embora sempre envolva uma queda. Calcular seus movimentos permite vencer diferenças de altura, ultrapassar fendas e obstáculos. Saltos de precisão permitem que você aterrize em áreas pequenas sobre muros, ou quem sabe, pedras cercadas por água. Eles exigem concentração, equilíbrio e consciência das suas limitações.

Tic-Tac: Uma espécie de combinação de salto e escalada de parede. A técnica permite que você alcance lugares mais altos do que conseguiria apenas com um salto.

Rolamento: Vital para uma aterrisagem segura, o rolamento espalha a força do impacto para outras regiões do corpo, o que reduz a chance de se machucar.

Volteio: Ao encontrar obstáculos altos demais pra pular por cima, você terá que usar as mãos sobre o objeto para facilitar a passagem. Existem diferentes tipos de volteio para cada tipo de obstáculo.

Escalada: Escadas pra quê? Ás vezes é mais fácil usar uma rota direta pra alcançar um nível superior. A regra geral é não tentar escalar alturas que claramente vão arriscar a sua segurança.

Alertas de segurança

Não se arrisque. Não assuma riscos desnecessários. Seu objetivo é passar um bom momento e sair da zona de conforto, porém sem se machucar. O melhor de treinar com um grupo é que os parceiros podem te auxiliar nos movimentos ou te ajudar numa emergência. Antes de começar, verifique se há materiais perigosos em potencial, como vidro quebrado ou algo do tipo.

Vá devagar. Conheça seus limites. Só porque os caras já estão dando flips malucos e aeros a partir de alturas perigosas, não significa que você deve fazer o mesmo. Vai levar um tempo até o seu corpo se adaptar às demandas físicas do Parkour. Não passe para os movimentos mais complicados até que tenha dominado o básico.

Respeite a propriedade privada. Procure praticar em espaços públicos como parques e praças. Tente evitar horários em que há tráfego intenso de pedestres.

Por: redação
Fonte: Danilo Barba
Foto: divulgação
Proradicalskate

Nenhum comentário: