segunda-feira, 16 de junho de 2014

A PRAÇA QUE QUEREMOS




Praça da Juventude é um projeto destinado a comunidades situadas em espaços urbanos com reduzido ou nenhum acesso a equipamentos públicos de esporte e de lazer que alia saúde, bem estar e qualidade de vida a atividades socioeducativas diversificadas. Atividades que, além de democratizarem o acesso ao esporte e ao lazer, incentivam a inclusão digital e a produção cultural e científica, constituindo-se em um amplo espaço de convivência comunitária. Na prática, é uma área de, no mínimo, sete mil m² com um grande ginásio poliesportivo que, em funcionamento pleno, oferecerá um novo gás à população, possibilitando que se reconheçam como cidadãos de direitos e deveres no exercício legítimo e diário de sua cidadania.

Concebido pelo Ministério do Esporte e implementado com governos estaduais e municipais, o projeto Praça da Juventude conta ainda com a parceria do Ministério da Justiça, por intermédio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania(Pronasci). O Pronasci oferece condições para que as Praças da Juventude possam se consolidar como organizações efetivas e integradas à vida comunitária. Existe uma forte complementaridade entre esses dois programas quanto aos seus objetivos de educar, ressocializar e apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social.
O projeto Praça da Juventude abre o placar para uma nova fase na concepção da infraestrutura esportiva. Isso porque, desde a sua criação, em 2003, o Ministério do Esporte vem consolidando e ampliando sua atuação como principal agente de planejamento, formulação e implantação de políticas públicas para o setor no país. Em sua pauta, três objetivos prioritários:



1.     Garantir à população brasileira o acesso gratuito às práticas esportivas;
2.     Utilizar, sistematicamente, o esporte e o lazer como fatores de melhoria da qualidade de vida e de inclusão social; e
3.     Introduzir, de forma sistemática e regular, o esporte e o lazer na promoção do desenvolvimento humano em todos os segmentos sociais.


Estrutura da Praça
Cada unidade do projeto Praça da Juventude prevê a construção de ginásio poliesportivo coberto, cuja infraestrutura completa, conforme Memorial Descritivo, apresenta-se em módulos divididos em:

1.     Quadra poliesportiva coberta.
2.     Pista para salto triplo.
3.     Pista para salto a distância.
4.     Pista para caminhadas.
5.     Quadra de vôlei de praia.
6.     Área de exercícios e alongamento.
7.     Campo de futebol society.
8.     Pista para skate.
9.     Teatro de arena com palco.
10.  Centro de convivência com salas para ginástica, terceira idade, administração, reuniões, sanitários e outros.
11.  Quiosque de alimentação.
12.  Vestiários/sanitários.
13.  Arquibancadas.
14.  Bebedouros.
15.  Grama natural/sintética.
16.  Sanitários com acesso para pessoas com deficiência.
17.  Sistema de iluminação específico para cada pista.
18.  Paisagismo.
19.  Totem.
20.  Mastro para bandeiras.

Sugere-se para aos municípios que projetem os espaços abertos com o uso de mobiliários urbanos (bancos, postes, lixeiras, piso podotátil, bicicletário, mesas de jogos, playground e outros) e de vegetações com áreas de sombras, a fim de qualificar o projeto.

Por: redação
Fonte: esporte.gov.br
Foto: divulgação
Proradicalskate

Nenhum comentário: