quarta-feira, 5 de março de 2014

Mulheres na água 2014

Sejam todas bem vindas, A coluna Mulheres da Água inicia com muito prazer esse novo ciclo, trazendo um conteúdo às todas as simpatizantes e praticantes dos esportes aquáticos.



Nosso conteúdo tratará de um esporte que a cada dia ganha mais adeptos no mundo, o Stand Up Paddle. Iniciaremos tirando algumas das dúvidas mais comuns na compra do primeiro equipamento, suas funções, tamanhos e detalhes. O SUP, sigla usada para a denominação de Stand Up Paddle é um esporte que vem ganhando adeptos no mundo inteiro por conta da sua acessibilidade, qualquer praticante, mesmo que não tenha nenhuma relação com a água, consegue com um pouco de equilíbrio sair e remar, proporcionando o prazer de iniciar praticando, diferente de esportes como o surf por exemplo, que exige uma dedicação enorme até o primeiro passo, surfar uma onda.

Existem muitos tipos de pranchas, as quatro principais são; SUP Downwind, SUP Surf, SUP Race e SUP Touring, sendo essa o modelo mais comum entre boa parte das praticantes, o SUP Touring como o próprio nome diz é o modelo de passeio, possui bastante flutuação e tamanho suficiente para se remar com duas pessoas, é o modelo mais usado para passeios em lagos, lagoas, represas e no mar em dias sem onda por conta da sua estabilidade. Seu tamanho varia muito, mas é bastante comum encontra-lo entre 10´0 e 12´0 (pés) As pranchas de SUP Race tem uma característica específica, são pranchas de velocidade, sua melhor utilização é em água plana, também chamada de flatwater, pois são estreitas e grandes no formato de uma flecha, menos estáveis pois sua função é navegar em alta velocidade numa direção, são conhecidas como stock e seu tamanho é 12´6, o que a classifica como uma race.

O SUP Surf é o modelo mais visto atualmente nas praias de todo o mundo, são usadas para surfar ondas de todos os tamanhos, segue muito os padrões das pranchas de surf e o fato de flutuar bastante facilita sua entrada na onda, seu tamanho pode variar de 7´0 à 10´0 e por fim, mas não menos importante, as famosas pranchas de downwind.

O SUP Downwind ainda é pouco difundido no Brasil, mas aos poucos veem ganhando adeptos, são as maiores pranchas de Stand Up Paddle, chegando a 18´0. São usadas em travessias oceânicas onde a remadora utiliza as ondulações oceânicas e os fortes ventos a seu favor para surfar em alto mar, possui algumas características específicas como um leme, igual aos utilizados nos barcos, pois seu tamanho impede de manobra-la apenas com a força do corpo e do remo.

A escolha do remo também é muito importante, existem muitos modelos, tamanhos, acabamentos e por ai vai... Antes de mais nada vamos entender um fator importante, tudo o que for tratado entre pranchas, remos e leash é medido em pés e polegadas, sendo assim, quando falamos que uma prancha tem o tamanho de 12´6, dizemos que ela tem 12 pés e 6 polegadas ou seja 12x30,48cm + 6x2,54cm, 1 pé é equivalente a 30,48cm e 1 polegada à 2,54cm. A soma dessas medidas equivale ao tamanho total em metros.

Os remos assim como as pranchas tem utilização específica, se você vai remar longas distâncias é mais apropriado um remo maior, pois você necessitará de mais rendimento. Existe uma sugestão média para a escolha do seu remo, caso vá surfar adicione 8 polegadas à sua estatura, seu remo necessita ser menor pois estará todo o tempo trocando-o de mão, uma vez que ele se torna uma ferramenta de auxílio para equilibrar a prancha já que a mesma é impulsionada pela onda, diferente da longa distância que depende exclusivamente do rema para se deslocar, por isso nesse caso adicione 10 polegadas para um tamanho adequado.

Se utilizar um remo pequeno demais para longas distancias, muito provavelmente terá dores na lombar, pois precisará se curvar para conseguir um bom desempenho e, caso utilize um remo grande demais, exigirá demais dos seus ombros uma vez que necessitará mantê-lo mais tempo no ar nas trocas de remada, portanto a escolha do remo correto é tão importante quanto a escolha da prancha.

O remo é basicamente dividido em três partes, a pá que pode ser encontrada em vários tamanhos e desenhos, o handle ou grip e o cabo ou haste que pode ser rígido, cabendo à remadora ajusta-lo ao seu tamanho cerrando-o ou na versão ajustável, atendendo um mesmo remo ás utilizações diferentes da remadora como surf ou longa distância.

Existe uma grande quantidade de materiais como fibra de vidro, fibra de carbono, fibra de bambu, alumínio, plástico e as mais variadas composições, remos de alumínio com pá plástica, haste de carbono com pá de fibra de vidro, pá de carbono com haste de alumínio, ajustável ou não enfim, são muitas as composições que variam de acordo com a necessidade ou disponibilidade de investimento.

Em nosso próximo encontro trataremos dos equipamentos de segurança para as navegadas em água abrigadas e água abertas, até mais.

Aloha.

www.facebook.com/mulheresdaagua

www.instagram.com/mulheresdaagua

www.twitter.com/mulheresdaagua



Por: Ricardo Machion
Fonte: 360graus
Foto:   divulgação
Proradicalskate


Nenhum comentário: