terça-feira, 11 de março de 2014

Esportes radicais

Os Esportes Radicais ou até mesmo Esportes de Aventura como são chamados, são esportes praticados por inúmeras pessoas no mundo inteiro e trazem um elevado grau de risco físico, devido às condições extremas de grandes alturas, altas velocidades ou condições como temperatura, profundidade e outras variantes em que esses esportes são praticados, por isso eles recebem esses nomes.


Devido a esses grandes riscos, para que esses esportes radicais sejam bem sucedidos, sem gerar lesões ou acidentes, é preciso levar em conta várias coisas e precauções, como exemplo disso temos o condicionamento físico que é essencial, pois alguns esportes exigem força e precisão na hora correta, o estado mental também é necessário, pois o atleta precisa estar calmo e tomar atitudes quando houver necessidade, equipamentos são essenciais, evitam a queda e protegem o atleta para evitar acidentes graves que podem levar a paralisias, lesões cerebrais e até a morte, a alimentação dos praticantes desses esportes também é fundamental, pois um corpo só se torna saudável se tem a alimentação correta, principalmente com legumes, verduras, carboidratos e as proteínas necessárias em geral. Esses são os fatores mais importantes para a prática saudável e sem risco desses esportes considerados radicais.

A definição desses esportes radicais e de aventura surgiu no final da década de 80 e no início da década de 90, quando surgiram e viraram moda os esportes que os adultos praticavam como o paintball, o surf, o skydiving, o alpinismo, o paraquedismo, o montanhismo, hang gliding e bungee jumping, o montain bike e o trekking, que antes eram esportes praticados por um pequeno grupo de pessoas, se tornaram extremamente populares em um curto espaço de tempo, e foram ganhando muitos adeptos ao redor de todo o mundo.

Uma grande característica dessas atividades acaba se tornando semelhante ao ponto de vista de muitas pessoas, que é a capacidade desses esportes em causar a aceleração da chamada adrenalina dos praticantes, apesar de que no ponto de vista dos médicos, a pressa ou a altura , associados com uma atividade física, não se tornam responsáveis para que a adrenalina gere hormônios que se tornam responsáveis pelo medo, mas sim por um grande aumento dos níveis no corpo de substâncias como a dopamina, a serotonina e a endorfina, por causa do alto nível de esforço da mente e psíquico, essas substâncias causam elevada sensação de prazer e de bem estar aos atletas que praticam esse tipo de esporte. Além desse prazer e bem estar, um estudo recente sugeriu que deve haver uma ligação entre a adrenalina e a verdade sobre os esportes radicais. Esse estudo definiu que os esportes radicais como forma de lazer ou atividade recreativa que pode se tornar muito agradável, porém se a administração for maléfica ou não prestar atenção aos devidos equipamentos, poderão causar graves acidentes e até mesmo a morte do praticante do determinado esporte.

Por isso, essa definição de risco, é usada para deixar de fora esse anúncio comercial que exageradamente descreve os fatos e aumenta as proporções das atividades realizadas. Outra característica também dessas atividades que se tornam rotuladas, é que elas começam a ser de preferência individual do que a ser como nos esportes de equipe. Os esportes radicais podem ser incluídos em atividades competitivas como o Montain Bike e não competitivas como, por exemplo, o Alpinismo. Muitos praticantes não sabem muita coisa sobre todas as atividades que os esportes radicais abrangem. Como por exemplo, o rótulo dos praticantes dos esportes radicais, que são chamados de os mais apaixonados puristas, não combinam com a realidade, pois eles não competem para ganhar um prêmio, troféu ou qualquer coisa, eles buscam o contato com a natureza e o prazer e o bem estar que ela pode nos trazer.


De forma mais grave, esses esportes radicais, são rotulados frequentemente como culpados e como causa para estereotipar os atletas e participantes dessas atividades perigosas como impulsivos, estúpidos, agressivos e até suicidas, devido ao grande número de morte que eles sofrem, são muitas as histórias de alpinistas encontrados mortos e de inúmeros outros praticantes desses tipos de esporte.

A verdade é que alguns desses esportes já existem a muito tempo, há décadas, e são modelo das gerações de momento, alguns desses desafiadores da gravidade, da profundidade e da altura se tornaram personalidades bastante conhecidas. A escalada como um dos mais conhecidos esportes radicais, tem gerado muitos nomes reconhecidos mundialmente como Edmund Hillary, Chris Bonington, Wolfgang Gullich e mais recentemente Joe Simpson. Outros exemplos de esportes radicais que foram inventados originalmente há séculos atrás são o surf e o bungee jump, hoje praticados por muitas pessoas no mundo todo, o surf trás também várias competições, e atletas consagrados e conhecidos mundialmente, tanto o surf como o bungee jump foram criados pelos nativos do Hawai como forma de testar os homens da aldeia, para descobrir o mais forte.
Como exemplos de alguns esportes radicais praticados pelo mundo inteiro temos:

Acquaride, Acrobacia Aérea, Arborismo, Asa-delta, Balonismo, BMX, Biatlo, Bodyboard, Bungee Jumping, Canoagem, Canyoning, Corrida Aérea, Corrida de Aventura, Kitesurf, Mergulho, Montain Bike, Orientação, Paintball, Parapente, Lee Parkour, Paraquedismo, Patinação, Rafting, Rapel, Sandboard, Skateboard, Skimboard, Snowboard, Snowmobile, Surf, Tirolesa, Trekking, Triathlon, Vôo livre, Wakeboard, Waveski, Wheelie e Windsurf

No Brasil, temos vários lugares paradisíacos e que possibilitam a prática de vários desses esportes, no Rio de Janeiro a prática da Asa Delta é bem comum e em Brotas, por exemplo, vários esportes radicais trazem muitos turistas para a região, que é chamada de capital dos esportes radicais, como o Rapel e o Rafting, no estado de São Paulo, que junto com Natal, possuem muitas praias características do surf, assim, os esportistas e atletas radicais, podem treinar e praticar sem qualquer restrição.

Por: Fabiano
Fonte: alienado
Foto:   divulgação
Proradicalskate

Nenhum comentário: