sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Esporte: experiência de sucesso no Distrito Federal

A linha que a Secretaria de Esporte atua é a linha da construção coletiva, da parceria entre estado e sociedade. Não há como falar em políticas públicas para o bem estar social, sem falar em esporte.


A Secretaria de Esporte desenvolveu ao longo do ano de 2013, várias ações que contribuíram para o crescimento do esporte na Capital Federal.

Prova disso são os Centros Olímpicos do Distrito Federal, que são referência quando o assunto é a implantação de políticas públicas para o esporte. O projeto conta atualmente com onze unidades em Regiões Administrativas de Brasília, e atende 25 mil alunos - crianças a partir de seis anos, jovens, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais - em diversas modalidades.

Agora, o esporte mais praticado pela população do DF, tem o incentivo que o povo brasiliense merece. Por meio do Programa Boleiros, durante o ano de 2013 foram executados 8.189 jogos, em 28 Regiões Administrativas, beneficiando 2000 times e 500 árbitros.

O Programa Boleiros, busca apoiar, desenvolver e regulamentar o futebol amador do Distrito Federal, além de disponibilizar serviços de arbitragem profissional.
Em novembro a capital federal recebeu 1.700 atletas que participaram da Gymnasiade. Dos dias 27 de novembro ao dia 04 de dezembro atletas de 14 a 17 anos disputaram oito modalidades, natação, karatê, judô, atletismo, xadrez e as ginásticas, rítmica, artística e aeróbica.

Incentivo
Outro programa da Secretaria de Esporte que está beneficiando vários atletas é o Compete Brasília, que tem como intuito de divulgar o esporte brasiliense do Brasil para o mundo. Por meio dele, nossos atletas foram de Fortaleza, no Nordeste, a Foz do Iguaçu, no Paraná, e dos Estados Unidos, na América do Norte, até a Espanha, na Europa. A principal ação do programa é estimular a participação dos atletas de alto rendimento em diversas competições nacionais e internacionais custeando as passagens aéreas e terrestres. Durante o ano de 2013 a Secretaria beneficiou  mais de 2.200 atletas.

A Secretaria de Esporte também investe na formação de atletas de alto rendimento por meio do Programa Futuro Campeão, que visa formar jovens atletas que estejam aptos a representar o Distrito Federal em competições locais, nacionais e internacionais e dar a esses atletas a chance de disputar medalhas nas Olimpíadas de 2020.
Para o secretário de Esporte, Julio César, todas essas ações que priorizam e incentivam a prática do esporte são de responsabilidade do estado, sendo assim, ele deve criar mecanismos para que toda a sociedade seja beneficiada. "O Governo desenvolve diversos projetos no que tange o incentivo da prática esportiva no Distrito Federal. Esses projetos estão articulados ao princípio da inclusão social. Portanto essas iniciativas de valorização da prática do esporte e do lazer tendem a refletir na formação e na qualidade de vida do cidadão", afirma.


Por: redação
Fonte: esporte.df.gov.br
Foto:  divulgação
Proradicalskate

Nenhum comentário: