terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Documentário mostra o grafite brasileiro na luta contra uma SP cinza

Estávamos em 2008 e a Prefeitura de São Paulo aplicava uma política de ‘limpeza urbana’, cobrindo de tinta cinza os graffitis feitos por artistas da própria cidade, como Os Gêmeos, Nunca ou Finok. Cidade Cinza é o documentário que quis registrar o talento de um grupo de artistas, mas que acabou achando outro personagem para o papel principal: São Paulo.

“Debaixo de uma parede cinza… existe amor pela nossa cidade”. É dessa definição, e do muro de 700 metros quadrados no centro de São Paulo que foi recoberto de tinta cinza em julho de 2008, que parte o documentário. Cidade Cinza é da autoria de Marcelo Mesquita eGuilherme Valiengo e conta com trilha sonora de Criolo e Daniel Ganjaman.
O detalhe irônico é que, ao mesmo tempo que a Prefeitura apagava uma intervenção urbana de artistas filhos da cidade, alguns desses mesmos artistas, como Os Gêmeos, expunham seu trabalho no exterior do Tate Modern, em Londres, o que prova o seu reconhecimento fora do Brasil.

Essa é uma oportunidade para ouvir alguns dos melhores artistas brasileiros falando sobre suas paixões e sobre uma das metrópoles mais vibrantes no que diz respeito à street art. Assista ao trailer abaixo e veja as fotos:

  










Por: jaque_barbosa
Fonte: hypeness
Foto:  divulgação
Proradicalskate




Nenhum comentário: