terça-feira, 14 de janeiro de 2014

FIA convoca reunião com todas as equipes para discutir futuro da F1

O tema principal da reunião seria o corte de custos da categoria, para que as 11 equipes continuem na F1


Ainda restam cerca de dois meses para o início da temporada 2014 da Formula 1, mas a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) já está pensando nas disputas futuras. De acordo com informações publicadas pela revista britânica Autosport, a entidade convocou todas as equipes do grid para uma reunião de cúpula em Genebra, Suíça, que vai abordar o futuro do esporte.

A publicação afirma que a pauta do encontro - marcado para o dia 22 de janeiro - ainda não foi definida. Porém, especula-se que deva abordar as ideias de mudanças no regulamento apresentadas no ano passado e discutir os próximos passos da modalidade. O principal assunto do debate, no entanto, deve ser o novo teto orçamentário da Formula 1, uma vez que o objetivo da FIA é garantir que as atuais onze equipes sigam na modalidade nos próximos anos.

Vale lembrar que, na última temporada, os chefes da F1 concordaram em implementar um novo e mais rigoroso sistema de controle de custos a partir de 2015. Entretanto, os times ainda precisam negociar o texto final da proposta. Assim, o foco central desta reunião pode ser a determinação de quais áreas serão cobertas por este novo controle.
Em 2013, Stefano Domenicali, mandatário da Ferrari, revelou que a equipe italiana apresentou a proposta na qual o teto orçamentário seja individualizado, com cada escuderia ganhando valores proporcionais às suas conquistas no Mundial. "Nós colocamos na mesa uma ideia em que, ao invés de termos uma abordagem igualitária, fazemos algo diferente - pois, para ser justo, nós estamos falando de algo que só vai afetar os times grandes, não os pequenos, que estão prontos para morrer", disse, na ocasião.
Em entrevista à Autosport, que informou a existência da reunião de daqui a cerca de uma semana, o chefe da Lotus, Eric Boullier, destacou que o grande desafio das equipes é garantir que o teto orçamentário provoque o máximo de equilíbrio possível entre os times, evitando que somente algumas escuderias tenham condições de obter bons resultados durante a temporada.
"Em princípio, temos de entender que temos talvez três ou quatro equipes que podem se dar ao luxo de gastar de duas a três vezes o orçamento médio do resto do grid", comentou. "Para mim, o problema não é o que eles gastam, pois, de certa forma, quanto mais eles gastam, melhor é para a F1", disse. "Mas nós precisamos ter uma competitividade que permita que a maioria dos times brigue pelo pódio. Se você tem sempre o mesmo vencedor, como tivemos no passado, isso pode ser perigoso para a F1", acrescentou.
Em 2014, as disputas da Formula 1 começam no dia 16 de março, com o Grande Prêmio da Austrália e, diferente dos últimos três anos, não serão finalizadas no Brasil. A corrida em Interlagos será a penúltima da temporada, que chegará ao seu fim em 24 de novembro, em Abu Dhabi. Outra mudança será em relação ao número de provas: ao invés das 22 etapas previstas, serão ‘apenas’ 19.

Por: redação
Fonte: br.esporteinterativo
Foto:  divulgação
Proradicalskate

Nenhum comentário: