terça-feira, 19 de novembro de 2013

Achei! Fabíola da Silva, fenômeno dos patins, estreia no fisiculturismo

Aos 34 anos, sarada e agora loira, atleta participará de competição da modalidade Figure em 2014, mas garante que não vai abandonar esporte radical: 'Minhas paixões'

Na segunda metade da década de 90, mais precisamente em 1996, uma brasileira chamou a atenção ao ganhar o mundo em cima de rodinhas enfileiradas. Com apenas 18 anos, Fabíola da Silva sagrou-se campeã mundial nos patins inline. A morena de 1,57m começou a ganhar espaço, fez disputas até com os homens e conquistou os X Games mais sete vezes (duas em 2000 e 2001, e uma em 1997, 1998, 2003), além de uma prata, em 2004. Agora, porém, ela também se dedica a uma outra área: o fisiculturismo.
A paulista conta que sempre gostou de academia, mas faltava orientação para ter resultados mais aparentes. Certo dia, foi procurada nas redes sociais pelo treinador Roberto Bueno, que possui um método de consultoria pela internet. Aos poucos, ela mudou sua alimentação e começou a tomar suplementos para ajudar nos treinos. No começo, sofreu. Levava a marmita com refeições saudáveis aonde quer que fosse. Com o tempo, aprendeu a fazer comidas gostosas e se acostumou. E o resultado apareceu. A atleta perdeu gordura e ganhou massa muscular. Além disso, melhorou sua recuperação em caso de lesões nas rampas e também sua resistência. Por isso, aflorou em Fabíola sua segunda paixão. 
E, como reconhecimento do trabalho de Bueno, ela vai disputar sua primeira competição como fisiculturista, na modalidade Figure, em que é preciso ser musculosa, mas manter o corpo proporcional e, principalmente, não perder a feminilidade. A classe é a mesma da esposa de Roberto Bueno, Maitê, que já foi campeã. Mesmo entrando em um novo esporte, Fabíola garante: vai conciliar a atividade com os patins.
- Sempre gostei de academia e treinei, mas nunca tinha dado a devida importância à alimentação saudável. Por andar de patins, achava que já fazia exercício aeróbico. Mas se você quiser perder gordura e diminuir porcentagem, tem que se matar no aeróbico. Nos patins, eu ando e paro na rampa. No aeróbico, eu faço um trabalho contínuo. Há dez anos, um amigo falava: 'vem competir no Figure, olha seu físico, futuramente você vai ser dessa área'. O mínimo que posso fazer é mostrar meus resultados para o coach (Roberto Bueno). Estou forte, porém leve, com qualidade muscular. O que mais faço é andar de patins e ir à academia. São minhas paixões. Será em abril do ano que vem, acho que em Orange County (na Califórnia) - comentou, acrescentando que, apesar de ser apaixonada, sabe que musculação é "ingrata".



- Você fica meio fissurada. A academia é um esporte bacana. Se você fizer tudo certo, a resposta é rápida, mas é complicado. Se parar, perde. Quem quer ficar em forma tem que malhar o ano inteiro. Eu vou treinar para ficar bem comigo, para o meu bem estar, não para o verão, por exemplo. As pessoas ficam apaixonadas de ver os resultados. É como nos patins, conforme vir que estou aprendendo manobras, estou evoluindo, vou querer mais. Você vai se empolgando. Mas é muito difícil. Imagina você ir num lugar, todo mundo comer aqueles doces 'delícia', mas você pensa que não pode enfiar o pé na jaca total. As pessoas podem ter uma qualidade de vida melhor, depende só delas. 

Aos 34 anos e morando em São Paulo, Fabíola parece outra pessoa, bem diferente daquela menina que apareceu internacionalmente desafiando até os homens nas pistas. Fora o físico, deixou os cabelos pretos pra trás, sem qualquer arrependimento, e apostou no loiro. Já está com o visual há cerca de três anos e diz que tem feito sucesso nas redes sociais.
- Não acho legal perder a feminilidade, apesar de fazer um esporte conhecido como masculino. Eu não sei, hoje me sinto mais bonita do que quando era adolescente. Hoje me sinto muito mais mulher. A galera elogia nas redes sociais, e eu acho que posso passar coisas positivas  Você pode ser motivação para outros que talvez estejam desanimados. As pessoas se espelham em você. Sempre teve assédio, mas com a internet, tem mais - concluiu.

Oito vezes campeã, Fabíola vê atuais X Games diferentes dos que disputava
Reconhecida mundialmente nos esportes radicais, Fabíola tem feito muitas exibições, fora de campeonatos, principalmente nos Estados Unidos. Na última, ficou cerca de um mês com John Parker, do BMX, em performances no Arizona. Os torneios, por outro lado, já não ocorrem com a mesma frequência. Os X Games, aliás, tiraram os patins inline de sua lista de modalidade. No lugar, rechearam o evento de esportes a motor. 
- Meus últimos X Games foram em 2005, ano em que meu esporte saiu. Eles tomaram uma direção diferente do que quando começaram, foram acrescentando alguns e tirando outros. Tinham tirado também categorias incríveis de BMX. Para mim, é um campeonato muito voltado para a TV hoje em dia, é um show. Mas quem faz o evento são os atletas. Atualmente, tem muitos esportes a motor, que não existiam antes. Agora os competidores são convidados. Antes você passava por uma seletiva. Mas continua sendo um campeonato irado - relatou a loira.

Apesar da dedicação ao fisiculturismo e aos treinos na academia, Fabíola promete nunca parar de andar de patins. Em parceria com uma distribuidora de equipamentos para o esporte radical, ela está participando das gravações do projeto "Diário da Fabíola", em que mostra um pouco do seu cotidiano como patinadora. Além disso, ela ainda possui clínicas, escolinhas e até uma linha infantil de patins. Recentemente, teve uma participação na novela "Malhação", da Rede Globo, ao lado do ator Danilo Sacramento, que também anda de patins. 
- Em 1996, quando vim para os X Games, o Danilo veio comigo. Ele anda até hoje, mas é ator, do elenco da Malhação. O David Lucas (que interpretou o Orelha em Malhação até a metade de 2013) também anda de patins. O Danilo sugeriu um campeonato na novela. Quando ele me falou, eu pirei. Nunca tinha feito dramaturgia. Contracenei com ele, que é meu amigo. Foi uma experiência totalmente nova - finalizou.

Por: Bruno Acioli
Fonte: Gabriel Fricke
Foto:  divulgação
Proradicalskate

Nenhum comentário: