terça-feira, 2 de julho de 2013

5 recordistas de recordes

Qual a ave de caça mais veloz da Europa: a tarambola-dourada ou o tetraz? Foi este pequeno impasse que, em 1954, motivou Sir Hugh Beaver a criar um livro que reunisse curiosidades e ajudasse a resolver debates nas mesas dos pubs irlandeses. Nascia então, em 27 de agosto de 1955, o Livro Guinness de Recordes, guia definitivo de superlativos do mundo animal, vegetal, científico, esportivo. E das esquisitices humanas, claro. O que o então diretor da cervejaria Guinness (o nome não é só uma coincidência!) não imaginava é que o livro fosse se tornar também um recordista.

Desde aquela primeira edição, quando foram inicialmente produzidos apenas mil exemplares e distribuídos gratuitamente, o Guinness já vendeu mais de 100 milhões de cópias em mais de 100 países e já foi traduzido para 37 línguas. Não é pouca coisa. Por isso, não é surpresa que muitas pessoas sonhem em ver o próprio nome entre aqueles que detêm o primeiro lugar no pódio das mais curiosas categorias. Só que alguns levam o desejo realmente a sério: conheça 5 pessoas que possuem múltiplos recordes:
1. Ashrita Furman

Ninguém conseguiu, até hoje, correr mais rápido que Ashrita a distância de 1 milha equilibrando um bastão de beisebol


Ashrita Furman faz jus ao apelido “Sr. Versatilidade”. Desde 1979, o americano já quebrou impressionantes 464 recordes do Guinness. Além de estabelecer marcos em categorias já existentes, Ashrita é tão versátil que inventou algumas modalidades – como o maior número de “bamboleios embaixo d’água” e a “corrida mais rápida pulando em um pé só”. Um dos recordes que mais inspiram orgulho é o de maior número contínuo de cambalhotas para frente – em 1986, fez 8.341 cambalhotas, percorrendo 19,67km nesse rolamento entrecortado por vômitos (não é fácil ser campeão!). Atualmente, Furman é detentor de 160 recordes e é reconhecido pelo próprio Guinness como recordista de recordes absoluto.

2. Suresh Joachim Arulanantham



Em 2005, Suresh ficou 69 horas e 48 minutos olhando para a tela de uma TV – maior tempo que alguém já passou colado na telinha (pelo menos, oficialmente)

Suresh Joachim é um ator e produtor de cinema que, nas horas vagas, se dedica a quebrar recordes. E ele é bom nisso: já quebrou mais de 60 recordes mundiais, 20 deles ainda não superados. Nascido no Sri Lanka, o recordista leva tão sério seu “hobby” que viu até mesmo em seu casamento a oportunidade de ultrapassar marcos: a cerimônia contou com 79 madrinhas, 47 padrinhos e um bouquet de mais de 60 metros! Suresh, que também é detentor do recorde de Filme produzido em menor tempo (foram gastos apenas 11 dias, 23 horas e 45 minutos, do roteiro à exibição), aproveita a atenção que recebe para tentar ajudar crianças em situações de risco, promovendo ações contra a violência.

3. Terry Grant


39 x 0
Emoção é o que não falta da na vida de Terry Grant. O britânico trabalha como dublê no cinema e na TV. Seu foco: manobras perigosas. Quando não está na frente das câmeras, Terry também não larga o volante – ele possui um total de 19 recordes cheios de adrenalina. O mais recente, conquistado em junho de 2013, foi o de maior número de “zerinhos” (derrapagem circular que queima muita borracha e deixa marcas de zeros) em 100 segundos. Usando uma réplica de um Ford 1937, Terry conseguiu fazer 39 rotações completas. Melhor não tentar isso em casa.

4. Chad Netherland




Olha o aviãozinho
“Mestre da força e da destruição”. Assim é conhecido Chad Netherland, grandalhão que é atualmente detentor de 10 recordes mundiais. Destruir catálogos com as mãos, contorcer metais, impedir o avanço de carros (com aceleração de mais de 80 km/h!) usando somente os próprios músculos – nada disso é impossível para Chad. Para gravar seu nome no Livro Guinness de Recordes, Chad comprovou sua impressionante força: entre outros feitos, Netherland foi capaz de impedir, durante um minuto, a partida de dois aviões usando apenas seus braços. Sério.


5. Dan Netherland




Dan Netherland também tem a força. Mestre em quebrar objetos com as próprias mãos, Dan possui 6 recordes mundiais - e não pretende parar por aí. Ao quebrar, com um único golpe, mais de 14 tijolos – estabelecendo um novo recorde na categoria – não foi muito entusiasta ao comemorar o feito. “Foi uma boa ‘quebrada’ – poucas pessoas conseguem fazer isso – mas não foi bom o suficiente. Minha meta era quebrar 20”, declarou ao World Record Academy. Okay, campeão. Além deste marco, Dan é ainda um destaque em quebradeiras velozes: detém também os recordes de maior número de tijolos quebrados em 60 segundos (76) e de maior número de blocos de concreto destruídos em 1 minuto (trinta). Nada mal.


Por: Redação
Fonte: superinteressante
Foto: divulgação


Nenhum comentário: