segunda-feira, 13 de maio de 2013

O Fox está em todas

Atleta amador impressiona pela qualidade em vários esportes radicais praticados em Fortaleza

Quando se fala em pessoas que vivem intensamente uma rotina ligada ao esporte, logo vem à cabeça a imagem de competidores profissionais, que vivem do esporte e consequentemente, dele dependem financeiramente.

O skate foi um dos primeiros esportes na vida de Ericsson Fox Fotos: divulgação/ Victor Eleutério


Entretanto, nem sempre é assim e na aventura radical de hoje vamos conhecer um atleta que, apesar de não ser profissional, trabalha com esporte e leva ao pé da letra o sentido da palavra amador, pois, é um verdadeiro amante dos esportes radicais.

Ericsson Fox é o seu nome e seu envolvimento com surf, kitesurf, skate, e motocross vai muito além do simples desejo de praticar uma atividade como uma forma de condicionamento físico. Perpassa pelo desejo incontrolável de sentir contínua e intensamente a adrenalina correndo em suas veias.

Uma pessoa "comum"

Estudante de Educação Física, Ericsson desde a adolescência é envolvido com a prática de esportes radicais. A primeira modalidade que o seduziu foi o surf e aos quinze anos já praticava o esporte diariamente nas ondas da Praia de Iracema e adjacências. Durante muitos anos, Ponte Metálica, Zero Hora, Estrela, Lido, Ideal e Diários foram praias que fizeram parte de sua vida e representaram sua iniciação nos esportes de ação.

Com o tempo, Ericsson foi se destacando no surf até se tornar um atleta competitivo e referência para muitos de seus amigos que passaram a se dedicar ao esporte, incentivados por seu exemplo único. Assim, vieram os campeonatos amadores e, consequentemente, os troféus e os títulos.

Contudo, a ausência das ondas na baixa temporada de surf fez com que Ericsson buscasse outra modalidade radical para suprir sua necessidade de adrenalina. E foi assim que a segunda modalidade de esporte radical entrou na sua vida.

Naqueles dias de ´flat´, a única maneira de não surtar nos períodos sem ondas era andando de skate. E assim, como no surf, aos poucos, Ericsson foi se destacando no skate, chegando também a participar de competições na modalidade Street.

Atualmente, sua atividade predileta sobre as quatro rodinhas é o Longskate Downhill, onde já ganhou vários troféus nas categorias Speed e Free Ride, sendo o atual líder do ranking Nordestino da modalidade após ter vencido recentemente a etapa cearense, realizada no município de Quiterianópolis, onde conquistou as categorias Master e Open.

Wheeling

E mesmo obtendo respeito e destaque nos dois esportes radicais mais populares e praticados no planeta, Ericsson queria mais adrenalina. Foi quando o mundo das duas rodas também passou a fazer parte de sua vida e ele virou praticante das modalidades de trilhas e de wheeling.

Segundo ele nos explicou, foi "amor a primeira vista" e desde o dia em que comprou sua primeira moto cross nunca mais deixou de acelerar forte, tanto por entre veredas, nas trilhas que costuma fazer com os amigos, quanto nas manobras radicais do wheeling.

"Toda aquela empolgação que eu senti quando comecei a surfar e a andar de skate voltou. Aquela vontade de treinar o tempo todo, a alegria de aprender uma nova manobra, o pensamento fixo naquela ideia, naquele novo projeto. Todo aquele turbilhão de sentimentos me fez muito bem e renovou minha sede de adrenalina, até porque, na minha opinião, são os esportes com as motos os que mais me proporcionam emoção e adrenalina", explicou o multiatleta.

O mais interessante que percebi em sua paixão pelas motos é o fato de que, sobretudo na modalidade wheeling, na maior parte do tempo ele fica apenas sobre uma roda dando seu show.

SAIBA MAIS
Skate Street
Modalidade praticada na rua, a partir de obstáculos do dia a dia, como escadarias, corrimões, bancos de praça, calçadas, etc.
Longskate Downhill
Praticado em ladeiras. No estilo Speed, ganha quem chegar primeiro e no estilo Free Ride, vence quem fizer as manobras mais radicais, normalmente em altas velocidades, que ultrapassam os 70km/h
Wheeling
Esporte praticado com motos que consiste em fazer evoluções com motocicletas empinando, ora a roda traseira, ora a roda dianteira

´Meu segredo é a dedicação´

Segundo Ericsson nos conta, muita gente costuma perguntá-lo por que ele é tão radical em todos os esportes que pratica. E com a modéstia típica dos melhores, ele responde que não acha que seja tão bom assim como dizem. "Na realidade, é tudo muito simples. Apenas quando decido fazer algo, me dedico de corpo e alma. Além do mais, para mim, não basta apenas praticar o esporte. Eu gosto mesmo é de mandar as manobras mais difíceis, mais radicais. Se não for assim pra mim não tem sentido", diz o atleta.

Hoje, Ericsson é instrutor de kite e divide seu tempo entre as aulas que ministra como professor de spinning, musculação e hidroginástica

E completa: "o segredo para se aprender qualquer esporte é dedicação. Tem gente que vai à praia apenas nos fins de semana e fica frustrado porque não consegue aprender a dar um aéreo, por exemplo. Costumo dizer para meus alunos de kitesurf que, se eles realmente quiserem aprender o esporte, com esforço e dedicação eles irão aprender. Mas, se o que os move for apenas a vontade superficial de fazer algo que está na moda, é melhor eles nem perderem tempo", conclui o multi-atleta que ainda afirma que daqui até o fim do ano irá fazer o curso de paraquedismo.

Assim, além de colocar mais um esporte radical no currículo, Ericsson vai aproveitar para despejar doses ainda maiores de adrenalina no sangue.

Kite

Mas, para quem acha que as habilidades desse camaleão dos esportes radicais param por aqui, esse é um ledo engano.

Ele ainda tem uma carta na manga que mais uma vez tem tudo a ver com a baixa temporada de surf no Ceará. É o kitesurf, esporte que mais cresceu no estado nos últimos anos.

Segundo ele nos explica, logo que viu os primeiros kites colorindo os céus não teve dúvida de que aquele seria mais um esporte em sua vida de atleta radical.

Hoje, Ericsson é instrutor de kite e divide seu tempo entre as aulas que ministra como professor de spining, musculação e hidroginástica e o último ano da faculdade de Educação Física.

"O esporte para mim é tudo, faz parte da minha vida em todos os sentidos, lazer, trabalho, vivo e respiro esporte", exalta.

Vida

O multi-atleta explica que a vida dele é toda baseada nos esportes radicais que pratica, da infância até os dias de hoje.

"Esporte não faz parte da minha vida. Para mim, esporte é a minha própria vida em todos os sentidos. Eu respiro esporte desde que me entendo por gente", comemora Ericsson.

O jovem também exalta pode viver do esporte em todos os aspectos. "Nunca tive dúvida de que viveria do esporte e hoje tenho objetivos bem definidos para que a prática esportiva faça parte de mim durante toda a minha existência, seja no trabalho, no lazer e até no meu relacionamento, pois, até minha namorada pratica longskate downhill e me apoia em todos os esportes que me envolvo", diz.

Por: George Noronha
Fonte: diariodonordeste
Fotos: divulgação/ Victor Eleutério

Nenhum comentário: