segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Trekking e a sua história


A história do Trekking e teve origem no início do século XIX a palavra trek tem sua origem na língua africâner e passou a ser empregada pelos vortrekkers, os primeiros trabalhadores holandeses que colonizaram a África do Sul.
O verbo Trekking significa migrar e carregava uma conotação de sofrimento e resistência física, numa época em que o único meio e locomoção era a caminhada.
Quando os britânicos invadiram a região, a palavra foi absorvida pela língua inglesa e passou a designar as longas caminhadas realizadas pelos exploradores em direção ao interior do continente.
Atualmente utiliza-se a palavra também em português, significando caminhadas em trilhas naturais em busca de lugares interessantes para conhecer, possibilitando um contato com a natureza no Brasil, o trekking surgiu em 1992 em São Paulo, por amantes da natureza, que resolveram adaptar as regras dos enduros de moto e jipe à caminhada ecológica.
Caminhar por trilhas naturais, desfrutando do contato com a natureza e, ainda por cima, cercado de belas paisagens em locais pouco conhecidos.
Os praticantes da modalidade aliam o prazer em admirar a natureza com os benefícios da atividade física, os percursos podem ser curtos ou longos, de nível iniciante a intermediário buscando apenas o prazer do caminhar.
O baixo custo da atividade, aliado com os vários níveis de dificuldades, proporciona ao praticante sensações diferentes e a segurança necessária esse é um dos principais motivos para o desenvolvimento do esporte. “Nos últimos anos o crescimento tem sido muito grande. As provas cada vez contam com mais equipes.
Os equipamentos necessários para o Trekking, ou seja, uma caminhada, tênis são de fundamental importância, as botas, por oferecem segurança ao tornozelo nos diversos terrenos são as mais recomendadas, o ideal é que se utilizem duas meias, uma fina com outra de lã por cima, dessa maneira estará diminuindo o atrito dos pés com o calçado, as meias de algodão, por encharcarem facilmente, são desaconselhadas para o esporte.
A bússola é um equipamento obrigatório para em caso de não conhecimento da trilha ou disputar uma prova, é recomendável que se leve mais de uma, necessita que haja um conhecedor de como utilizá-la.
Qualquer praticante deverá se hidratar durante a prova, por isso ter no mínimo um cantil, de 1 litro ou passeio para captação de água nos rios.
Para calcular as distâncias entre os percursos são necessárias calculadoras é importante que os praticantes possuam mais de uma em caso de quebra, as pilhas não podem ser deixadas de lado e o ideal é que se tenham pilhas reservas.
Os bonés ou chapéus e protetor solar também são de grande utilidade, pois protegem do sol e da chuva, facilitando a leitura das planilhas durante o percurso.
Para a conservação e proteção dos objetos e planilhas, os plásticos são fundamentais, além disso, para guardar todos os objetos acima, mais canetas, lanterna pequena, kit de primeiros socorros e alimentos energéticos, é necessário uma mochila ou pochete se possível impermeável.
Fonte: msvadventur
Foto: divulgação
Proradicalskate

Nenhum comentário: