domingo, 28 de outubro de 2012

Ecoaventura e esportes radicais buscam atrair turistas para Foz do Iguaçu

Além da tradicional visita às Cataratas, destino quer atrair turistas amantes da ecoaventura, esportes radicais e meio ambiente.

                             

Com infraestrutura completa para receber turistas de todo o mundo, a cidade paranaense também é o destino certo para aqueles que curtem esportes radicais e vem investindo para divulgar e atrair turistas com esse perfil. São inúmeras opções que incluem trilhas, rafting, muro de escalada, arvorismo, escalada em rocha, rapel e muito mais, tudo isso em meio a paisagens exuberantes sem deixar de lado a preservação do meio-ambiente.

O Parque Nacional do Iguaçu reúne em um só lugar diversas opções de turismo de ecoaventura, entre eles o passeio Macuco Safári, que começa com uma trilha em meio a Mata Atlântica da região, onde é possível ter uma visão geral da fauna e flora do parque, sendo apenas o início das atividades, tendo como ponto principal o passeio pelas águas do Rio Iguaçu, onde os aventureiros são levados através de barcos infláveis bem próximos às quedas d’água, tudo com muita segurança, e proteção de equipamentos de última geração.

Para os mais corajosos, uma boa pedida é o rafting que desbrava as correntezas do Rio Iguaçu. Os visitantes têm a possibilidade de descer as corredeiras em dois botes (para 10 ou seis pessoas), e encaram um percurso de 2 km de corredeiras radicais e outros dois de águas mais calmas, onde é possível relaxar e aproveitar o passeio. Para a segurança de todos, a atividade é acompanhada de uma lancha de vigilância, que monitora todo o passeio.

Um dia da viagem deve ser reservado apenas para o Cânion Iguaçu: Campo de Desafios, um circuito que oferece diversas modalidades de esportes radicais, que incluem arvorismo,  rapel, escalada em rocha e tirolesa. A primeira delas está dividida em três opções: elementos baixos, elementos altos e tirolesa, além de muro de escalada artificial. Para aqueles que quiserem se aventurar no rapel, após seguir por uma trilha de 360 metros dentro da mata, e chegar até a plataforma principal, a descida é de 55 metros com vista para as Cataratas, com a utilização de todos os equipamentos de segurança, a atividade é indicada para maiores de sete anos, e acima de 35kg.

O Parque Nacional do Iguaçu oferece mais de 30 opções de vias de escalada, com proteções fixas e móveis, nos paredões do Cânion do Rio Iguaçu. A aventura é dividida em duas opções, para aqueles que possuem experiência e equipamentos próprios, e para aqueles que precisam de guia e equipamentos de segurança, fornecidos pelos organizadores do passeio. 

Não menos interessante que os passeios anteriores, as Trilhas do Poço Preto, e Trilha das Bananeiras são indicados para aqueles que preferem algo mais tranquilo. São passeios acompanhados por guias bilíngues, que incluem também passeio de barco motorizado, e caiaques infláveis pelo Rio Iguaçu. Nas trilhas é possível conhecer de perto a fauna e flora da região, com duração de 4 horas, e 2h30, respectivamente.

Foz do Iguaçu possui uma das maiores redes hoteleira do país, e está preparada para receber um número maior de visitantes, sendo que hoje já é o segundo destino mais procurado no Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro. A cidade também  foi escolhida para sediar  uma das etapas do X-Games, espécie de Olimpíadas dos esportes radicais, em 2013,2014 e 2015.


Fonte: Clickfozdoiguacu
Foto: Divulgação
Proradicalskate

Nenhum comentário: