sábado, 8 de setembro de 2012

Lago Paranoá terá regras de uso e mais atrativos

Em breve os frequentadores do Lago Paranoá deverão seguir novas regras de utilização das águas.



O Governo do Distrito Federal (GDF) elaborou uma minuta de decreto de Segurança do Uso e da Ocupação do Lago Paranoá que, além de considerar parâmetros para o tráfego de embarcações, nado e mergulho, cria parâmetros para a proteção ambiental contra danos da navegação, da pesca predatória, do comércio e dos detritos lançados no espelho d’água.

Entre as principais regras estão impedir a navegação de embarcações que não contarem com a tripulação mínima exigida e o tráfego caso o condutor não seja qualificado ou se estiver consumindo bebida alcoólica, drogas e qualquer substância que interfira na consciência.


A velocidade permitida no momento da aproximação e afastamento das áreas de segurança será de no máximo três nós e o empréstimo de embarcações ou dispositivos flutuantes para a prática das atividades a menores de 18 anos que não estejam acompanhados do responsável não será permitido.


Para atividades de canoagem, stand up, kitesurf e similares será obrigatório o uso de colete salva-vidas, em áreas delimitadas pelas autoridades competentes, assim como a distâncias da margem pré-estabelecidas. Quanto aos nadadores, a intenção é proibir o salto de qualquer ponte localizada no Lago Paranoá, salvo quando autorizado pelo Comitê Gestor ou em caso de atividades de instrução desenvolvidas por órgãos públicos.


Mergulho

No caso de atividades de mergulho amador, a ação só poderá ocorrer nas áreas ou sub-áreas demarcadas, sendo obrigatória a utilização de, no mínimo, duas boias para sinalização. Pelo menos uma delas deverá estar munida de faca e de lanterna. Será vedada a prática do mergulho no período noturno, salvo se autorizado por autoridade competente. 


A pesca sustentável e recreativa no Lago Paranoá será permitida quando observadas as demais determinações legais. Já a pesca predatória será vedada.


As determinações têm como objetivo regulamentar a utilização e ocupação do espaço a partir de regras em comum para banhistas, atletas, navegadores e empreendimentos. A minuta, que possui 122 artigos, foi elaborada em parceria com oficiais da Marinha, do Batalhão da Polícia Militar Ambiental, do Corpo de Bombeiros e de órgãos do GDF, além do Governo Federal.



Veja mais fotos é só clicar na foto



Fonte: vermelho.org.br
Foto: divulgação
Proradicalskate

Nenhum comentário: