domingo, 19 de agosto de 2012

Skate passo a passo: Aprenda a construir um longboard

Se você sempre pensou na possibilidade de ter um skate que fosse prático para transportar, um longboard é o que você está procurando. Construir um longboard, geralmente, é mais barato do que comprar um já feito, e também pode render uma boa diversão, além de o produto final ser totalmente original.

1 - Reúna o material

Você precisará de um compensado de madeira do tipo Baltic Birch (também conhecida como Bétula), uma cola muito boa, uma lixa áspera e fina, parafusos, uma furadeira, pesos, verniz de poliuretano, um pedaço grande de papel e um lápis para desenhar a sua prancha.

2 - Corte o seu compensado no tamanho que será necessário

Geralmente, isto significa que você precisará de 2 peças de 30cm por 150cm.

3 - Desenhe a forma de sua prancha

Pegue sua folha de papel e desenhe uma linha reta que vá de uma ponta a outra. Este será o centro de sua prancha. Agora desenhe uma metade da prancha contra esta linha reta.Se esta será sua primeira prancha, faça um formato simples. Desenhe uma suave curva na parte da frente e tente mantê-la legal e ampla, pois você estará dirigindo o skate. A maior parte da prancha deverá ter cerca de 1/3 da outra parte (Cheque a ilustração para maiores detalhes). Seja Criativo, isto é seu portanto poderá ser da forma que você desejar. Tenha muito cuidado, pois a precisão aqui será fundamental para o resultado ser uma bela prancha.

4 - Coloque seu desenho sobre a madeira

Pegue o seu pedaço de compensado e procure o lado mais bonito. Este vai ser o fundo da prancha. Coloque-a bem no centro e desenhe uma linha. Em seguida, mantendo o seu modelo na posição desejada, desenhe cobrindo o formato de seu desenho modelo. Vire-o e repita o mesmo procedimento para o outro lado. O seu design está agora em sua prancha. Retire o papel de cima de seu compensado e veja o seu lindo design.

5 - Faça vários buracos ao redor do exterior de seu desenho no compensado

Os furos devem ser cerca de uma polegada de distância das linhas. Estes buracos serão utilizados posteriormente para fixar esta peça na outra. Você ainda não tocou na outra peça de madeira, certo?!

6 - Dê alguma forma à sua prancha

Pegue seus dois pedaços de madeira e empilhe-os de modo que o seu design fique para cima e a parte lisa e bonita da outra parte fique para baixo. Em seguida posicione-as de forma que as bordas de cada uma tenha um repouso ou encosto em algo, e o meio esteja livre e sem apoio. Agora ponha os pesos em cima, logo acima da parte mais larga da prancha. Você quer que sua prancha fique levemente elevada no meio, para que quando você suba nele ele possa ceder um pouco, dando a ideia de amortecimento. Este procedimento é mais arte do que qualquer outra coisa, portanto ponha o peso em cima e deixe-o até que você goste do resultado. Faça uma sutil curva para melhores resultados.



7 - Deixe os pesos lá até que as curvas estejam conforme você deseja

8 - Junte os dois pedaços da prancha

Misture sua cola e, utilizando um pincel, espalhe uma boa quantidade da cola em ambas as partes da prancha em suas respectivas partes interiores. Em seguida, cuidadosamente, junte-as novamente. Os buracos que você fez continuam para cima, certo? A cola irá sair por eles bem como pelas laterais da madeira, portanto proteja o chão. Coloque um parafuso através do buraco no "nariz" de sua prancha. Em seguida coloque os pesos de volta na prancha. Se você já estiver satisfeito com a curvatura atingida, coloque os demais parafusos nos buracos restantes ao redor da prancha. Mantenha a parte entre as linhas limpa da cola.

9 - Cheque a curva novamente para ter certeza de que você está satisfeito com ela

Quando estiver certo de que ela está como esperado, aguarde para que a cola seque e grude de fato as duas partes seguindo o tempo indicado na embalagem da cola.

10 - Retire os parafusos

11 - Corte a sua prancha seguindo o contorno das linhas que você fez

Lembre-se que este é o fundo de sua prancha.


12  Lixe tudo

Certifique-se de que lixou todo o compensado da prancha e que ela está completamente suave e não arranhe quando você passa o dedo.

13 - Aplique uma camada de verniz de poliuretano e espere secar

14 - Utilizando uma lixa muito fina, lixe a parte de baixo da prancha pela última vez

Agora você poderá adicionar qualquer desenho ou design que desejar, compintura ou marcadores a prova d'água.

15 - Adicione uma última camada de verniz

16 - Compre uma camada de lixa para colocar na parte superior da prancha

Pode cobrir toda a parte superior ou apenas partes dela, fazendo o design de acordo com a sua vontade.

17 - Faça furos e adicione os trucks e as rodas

18 - Ande em seu longboard





Foto: divulgação
Fonte: 360graus
Proradicalskate


Nenhum comentário: