terça-feira, 31 de julho de 2012

Tiro Esportivo

O tiro esportivo é dividido em duas  modalidades: o tiro de bala e o tiro ao alvo. O primeiro é disputado em estande fechado, com as armas de pistola e carabina em alvos fixos. O segundo é praticado ao ar livre, com alvos móveis (pratos), com escopetas e com cada acerto valendo um ponto. Nas Olimpíadas, são disputadas 15 provas, dez de tiro de bala e cinco de tiro ao prato. Nos naipes, são 9 provas masculinas e 6 femininas.

Pistola• Pistola 10 m: disputada na categorias masculina e feminina - Pistola de pressão calibre 4,5 mm. No masculino, cada atleta tem 1h45min para efetuar 60 tiros, divididos em 10 séries de 6 e no feminino são 40 tiros em 1h15min. Os oito melhores vão para a final, em que cada um faz 10 disparos e os pontos são somados com o da primeira fase.
• Pistola 25 m: disputada apenas no feminino – Pistola de calibre 0,22. São 60 disparos, divididos em séries de 12, sendo 30 tiros de precisão e 30 tiros rápidos (sobre alvo móvel que gira se apresentando para a atiradora, permanecendo exposto por três segundos e oculto durante sete segundos). As seis melhores vão à final, em que cada atleta faz 20 disparos e os pontos são somados com os da primeira fase.
• Pistola tiro rápido: realizada apenas no masculino – Pistola calibre 0,22. Disputada sobre alvo móvel que fica exposto para o atirador em quatro séries de oito segundos, quatro séries de seis segundos e quatro séries de quatro segundos. Cada série de cinco tiros é dada em cinco alvos diferentes. Os seis melhores vão à final, em que cada atleta faz 20 disparos e os pontos são somados com os da primeira fase.• Pistola 50 m: disputada apenas no masculino – Pistola de calibre 0,22. Cada atleta tem 2h para fazer 60 disparos, divididos em séries de 10. Os oito melhores vão às finais, em que cada atleta dá 10 tiros e os pontos são somados com os da primeira fase.


Carabina
• Carabina de 10 m: disputada nas categorias masculina e feminina. Carabina de pressão, calibre 4,5 mm. Cada atleta tem 105 minutos para efetuar 60 disparos no masculino. Na prova feminina, cada uma tem 75 minutos para efetuar 40 disparos. Os oito melhores vão às finais, em que cada atleta faz 10 disparos e os pontos são somados com os da primeira fase.


• Carabina três posições (masculino e feminino): carabina de pressão, calibre 0,22. No masculino, são 40 disparos em cada uma das posições –em pé, deitada e ajoelhada–, enquanto no feminino executa-se a metade dos tiros. Os oito melhores vão às finais, em que cada atleta dá 10 tiros e os pontos são somados com os da primeira fase. 
• Carabina  deitada: disputada somente na categoria masculina – Carabina de pressão calibre 0,22. São 60 disparos, e os oito melhores vão às finais, em que cada atleta dá 10 tiros e os pontos são somados com os da primeira fase. 

Tiro ao alvo
• Fossa Olímpica (masculino  e  feminino): usa escopeta calibre 22 em cinco séries de 25 pratos, no masculino, e três séries de 25 pontos, no feminino, e os seis melhores colocados vão à final, com uma série de 25 e os pontos somados com os da primeira fase. Um prato é lançado de cada vez.• Fossa dublê: disputada só no masculino (escopeta calibre 22). São três séries de 50 pratos, e os seis melhores colocados vão às finais, em que é disputada uma série de 50 pratos e os pontos são somados com os da primeira fase. São lançados dois pratos de cada vez.• Skeet: disputada nas categorias masculina e feminina. UsaTse escopeta calibre 12, e são cinco séries de 25 pratos, para os homens, e três séries de 25, para as mulheres. Os seis melhores colocados vão à final, em que é disputada uma série de 25 pratos e os pontos são somados com os da primeira fase. Um prato é lançado de cada vez, mas de lugares distintos, chamados de casa alta e casa baixa. 


Créditos: Adalberto Leister Filho, Karina Rodrigues e Guilherme Costa, do Núcleo Olímpico da TV Record
Proradicalskate

Nenhum comentário: