quinta-feira, 19 de julho de 2012

Slackline, equilíbrio físico e mental.


O Slackline surgiu nos EUA, através de escaladores que, impossibilitados de subir as montanhas devido ao mau tempo, fixavam suas cordas em dois pontos fixos e se equilibravam, para passar o tempo. Não demorou muito para essa brincadeira tomar grandes proporções e, em um pequeno espaço de tempo, se tornar um esporte.
Assim como todo esporte, o Slackline ganhou modalidades como, por exemplo, o Highline, que consiste em equilibrar-se em grandes altitudes, e o Trickline, voltado para a prática de manobras em cima dos equipamentos de Slackline. Independente da modalidade, tem uma coisa que o slackliner nunca pode perder, o foco e a concentração para não cair.

Montando o equipamento:
É muito importante ter em mente que a montagem do equipamento deve ser feita de forma correta, afinal o seu desempenho durante a prática desse esporte será altamente influenciado pela maneira que as fitas foram montadas.
Geralmente os melhores slackpoints estão localizados em praças, parques e praias. Afinal os pontos de fixação dos equipamentos são árvores. Assista ao vídeo a seguir e veja o passo-a-passo de como montar o Slackline da melhor maneira possível.

Os primeiros passos:
Quando vemos slackliners se equilibrando sobre as cordas até parece fácil, porém, quem está começando agora sabe o quanto é complicado manter o equilíbrio ao subir na corda, ou então dar os primeiros passos.
Para ajudar a equilibrar-se melhor, nós separamos algumas dicas. Entretanto vale lembrar que, apesar de segui-las, o mais importante é treinar. Só assim será possível melhorar as habilidades no esporte. Vamos às dicas:
1. Posicionar os pés de maneira correta
2. Manter a coluna reta, afinal é muito importante subir bem retinho na corda, para não gastar muita energia tentando se equilibrar.
3. Os braços são importantes para ajudar a manter o equilíbrio
4. Olha para um ponto fixo. Isso é importante para manter a concentração.

Modalidades de Slackline:

1. Trickline: Nessa modalidade o slackliner executa manobras ao mesmo tempo em que se equilibra na corda. Como o esporte é novo, o número de manobras ainda é um pouco limitado, entretanto já existem manobras muito complexas para serem executadas. Assista ao vídeo para conhecer algumas delas.
2. Highline: Essa modalidade de Slackline consiste em atravessar de um ponto para outro se equilibrando em uma corda. O único detalhe que deixa essa travessia mais complicada é que essa travessia ocorre em grandes altitudes.
Tendo em mente que o highline é uma modalidade muito perigosa, o uso de equipamentos de segurança, como cadeirinhas acopladas ao Slackline através de um mosquetão e cordas é importante para garantir a integridade do atleta.
3. Waterline: Consiste em atravessar e executar os movimentos básicos do esporte sobre a água. É uma ótima maneira de treinar algumas manobras ou até mesmo ter muita diversão!
O que você achou desse esporte? Acha que ele tem chances de se transformar na nova moda do verão? Comentem!



Fotos: Divulgação
Fonte: Kanui 
Proradicalskate


Um comentário:

Anônimo disse...

Essa parada é massa, mais onde praticar? Não encontramos fácil.


Jonathan
São Paulo