domingo, 29 de julho de 2012

Políticos e o Skate até onde dará certo?

Paes cai de skate em visita a parque onde guarda agrediu rapaz
O prefeito do Rio de Janeiro e candidato à reeleição pelo PMDB, Eduardo Paes, se reuniu no final da manhã deste domingo com os representantes da União Skate Rio (USR) e definiu um plano de gestão para a pista de skate do Parque Madureira. Esse foi o primeiro ato do prefeito depois que chegou da abertura dos Jogos Olímpicos de Londres. Acompanhado de sua equipe de campanha, ele arriscou dar uma volta de skate, mas não mostrou muita intimidade com o esporte e acabou caindo.
Durante a inauguração do parque, o prefeito definiu o local como a "menina dos seus olhos". Na última terça-feira, o lugar foi palco de uma confusão envolvendo a Guarda Municipal (GM) e o skatista Pedro Henrique Ribeiro da Silva, conhecido com Neném, de 16 anos. Na ocasião, um video gravado por um frequentador do parque foi para no Youtube.
"O Guarda que agiu desta forma já está afastado e aguarda o procedimento administrativo, já que tem 18 anos de corporação. Mas temos que deixar bem claro que a Guarda Municipal é uma instituição que a gente preza muito, respeita muito. E ali o guarda extrapolou completamente a função de um agente administrativo. Por mais que o rapaz tenha agido de maneira equívocada, e parece que foi, ele, o guarda, jamais poderia agredir alguém. Aquilo é inaceitável, e a prefeitura vai tomar os procedimentos adequados", afirmou o prefeito.
Na reunião, foram estabelecidas regras para a utilização da maior pista de skate do estado do Rio de Janeiro, que fica dentro do parque, inaugurado há pouco mais de um mês. Skatistas e prefeitura acordaram normas de utilização da pista, como horários de utilização de acordo com a idade dos praticantes, o cercamento da pista para delimitar o espaço dos skatistas e de outros frequentadores do parque e a contratação de 15 monitores, que darão aulas para os novos praticantes, sejam eles crianças ou adultos.
"Nós acatamos as propostas dos skatistas para que essa pista vire uma febre no Rio de Janeiro e as pessoas possam se divertir", afirmou o prefeito.
Paes andou de skate na pista ao lado do guarda municipal Daniel Firmino, de 28 anos, e de outros praticantes do esporte radical. Logo na primeira descida ele caiu, mas se recuperou e até fez manobras. Firmino, é Guarda Municipal há sete meses e pratica o esporte há quinze anos. Ele já foi campeão do Circuito Carioca de Bowl - uma das modalidades do esporte - e falou que ficou "triste" com a confusão entre o guarda e o skatista.
"No meu ponto de vista, foi um mal entendido. Para mim é muito difícil falar sobre isso. Para andar de skate é preciso sempre seguir normas e regras, mas em cima do skate sempre tem uma criança, não importa a idade. Essa é a filossofia do esporte", afirmou. Veja mais fotos!




Fonte: Terra
Fotos: Divulgação
Proradicalskate



Nenhum comentário: