domingo, 22 de julho de 2012

Passo a Passo: dicas para aprender a andar de skate

Já teve vontade de aprender a andar de skate, mas caiu antes mesmo de conseguir andar para a frente? Algumas pessoas têm bom equilíbrio, mas alguns de nós precisam de dicas para não dar com as costas no chão. Veja o passo a passo, e comece a praticar!
Os três tipos de pranchas de skate.


Passo 1 - Escolha a sua prancha

Há três tipos diferentes de pranchas. Cada tipo de prancha vai ter um tipo de equilíbrio diferente.

Uma prancha de skateboard tem aproximadamente 60 cm de comprimento e 30 de largura. As rodas são montadas em 

suportes parafusados à prancha. Uma superfície áspera em cima da prancha aumenta o atrito e facilita manter-se sobre a prancha.

A fishboard é um tipo de skate antigo que têm 60 cm de comprimento, mas 45 de largura. Ela é incrivelmente pesada e espêssa, e as rodas são montadas muito mais perto da parte de trás. Algumas têm um freio de borracha na parte traseira, para facilitar a parada. É muito difícil e caro de se conseguir uma fishboard, e elas não são produzidas em massa.

Já uma longboard tem entre 100 e 180 cm de comprimento, e 30 de largura. Estas pranchas têm a superfície áspera em partes da prancha e pequenos nichos para as rodas, mais largas e espessas. Estas pranchas são divertidas, mas difíceis de controlar.

Estilo regular contra estilo "Goofy"
Passo 2 - Decida qual será a sua postura
Todas as formas de se andar de skate requerem que você determine como vai ficar em pé sobre sua prancha. Se seu pé esquerdo está a frente, ou se seu corpo estiver virado para a direita, você está na postura "regular". Se seu pé direito está para a frente, ou seu corpo estiver virado para a esquerda, você está na postura chamada de "goofy". Você é destro ou canhoto? Para a maioria das pessoas, é mais fácil ficar com a mão dominante para trás e o pé opositor para a frente. A maioria das pessoas ficam viradas para a direita, uma vez que há mais destros que canhotos. O que é mais confortável? Tente ambas as posições e escolha a que for mais natural para você.



Virando à esquerda
Passo 3 - Suba na prancha
Existem duas maneiras de fazer isto. Se estiver em pé da maneira correta, você vai ser capaz de se mover em uma ladeira simplesmente movendo o peso do seu pé de trás para a frente.

Olhe para os parafusos que seguram as rodas na prancha. Coloque seu pé frontal nos dois parafusos debaixo do suporte frontal, com seu calcanhar e dedos para fora da borda da prancha. Coloque seu outro pé logo antes da prancha começar a se curvar, com o calcanhar mais para dentro da prancha. Ou...

Coloque o pé de trás na curva da prancha, depois das rodas traseiras. Coloque o pé da frente gentilmente nos dois parafusos, como no passo anterior. Não aplique pressão ainda.


Virando à direita
Passo 4 - Equilibre-se
Mantenha o peso nos pés.
Fique ereto.
Afaste as pernas.
Dobre os cotovelos e mantenha os braços perpendiculares ao chão.
Abaixe o seu centro de gravidade flexionando as pernas.



Passo 5 - Pratique a batida enquanto mantém o seu equilíbrio

Esta parte é a mais difícil, pois envolve tirar um dos pés da prancha para poder empurrá-la contra o chão.
Gire o seu pé da frente em 45 graus, para que os dedos fiquem ligeiramente mais à frente que antes. Coloque o peso na frente da prancha. Retire seu outro pé da prancha e mova-o acima e à frente do primeiro pé, com os dedos para a frente. Com um movimento único, empurre contra o chão com o pé levantado, fazendo força com a parte frontal da planta do pé.
Coloque o pé traseiro novamente na parte de trás da prancha e gire o pé frontal de volta ao lugar. Você pode fazer mais de uma batida por vez.


Equilibre-se


Passo 6 - Faça as curvas desviando o seu peso
Virando à direita: para pessoas com uma postura regular, incline-se suavemente e coloque mais peso na frente dos pés. Para pessoas com a postura "goofy", coloque mais peso nos calcanhares. Nesta postura, deve ser mais difícil virar para a direita do que para a esquerda.
Virando à esquerda: postura regular, mais peso nos calcanhares - ou seja, mais difícil que virar à direita. "Goofy", mais peso na frente dos pés.

Passo 7 - Prepare-se para as quedas
Apesar destes passos lhe ajudarem a manter seu equilíbrio, se não cair ao aprender os movimentos básicos, você vai cair inevitavelmente ao aprender os movimentos mais avançados. É melhor aprender como cair apropriadamente no começo do que se ferir ao cair tentando alguma manobra radical

Caindo para a frente:
Mantenha seu corpo virado de lado.
Coloque o cotovelo em frente ao rosto. Use a cotoveleira para absorver a queda.

Caindo de cara:
Endireite as pernas.
Coloque as mãos para a frente, como se fosse fazer flexões com os braços.
Vire a cabeça para trás.
Dobre os cotovelos. Termine em uma postura de flexão de braço, mas deixe que os cotovelos se dobrem e absorvam o choque.

Caindo de costas:
Endireite as pernas.
Mova os cotovelos para trás, deixando-os mais avançados que suas costas.
Encoste o queixo no corpo.
Deixe que as cotoveleiras absorvam o impacto.

Caindo de lado:
Coloque uma mão ou cotovelo na direção da queda.
Use a sua palma da mão ou cotoveleira para absorver a queda e impedir que a cabeça ou o corpo recebam o impacto. Caindo para a frente em ladeiras.

Endireite os pés.
Dobre-se em uma posição na qual pareça que está sentando nas pernas.
Derrape sobre as suas joelheiras até parar. Se precisar parar mais rápido, use as proteções de braço do mesmo modo.

Rolamento:
Este truque é usado por profissionais e entra no lugar da queda de cabeça. Mantém seu corpo em movimento, para que não absorva o grosso do impacto.
Coloque as mãos nos antebraços.
Erga os braços acima da cabeça.
Dobre-se, com a cabeça virada para o chão.
Coloque os braços no chão.
Use o momento para colocar o corpo em um rolamento.

Dicas para quem está começando no esporte
Peça a um amigo que saiba como andar de skate para lhe ajudar com os movimentos básicos.
Ande sempre com um kit de primeiros socorros.
Você pode afrouxar os suportes das rodas, mas nunca os parafusos que os seguram na prancha. Ao fazer isto, fica mais fácil fazer curvas, mas vai ser mais difícil manter o equilíbrio.

Avisos importantes
Aprender como cair é mais que importante. Deixar de se proteger em uma queda é a diferença entre ir parar no hospital e morrer.
Se estiver andando rápido, siga as normas e leis para bicicletas e fique fora da calçada.
Obedeça sempre a sinalização de trânsito.



Fonte: wikihow
Foto: Divulgação
Proradicalskate

Nenhum comentário: