sábado, 9 de junho de 2012

Iphan libera obras de ciclovias no Plano Piloto

Segundo GDF, construção deve ser retomada na próxima segunda-feira

O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) autorizou o prosseguimento das obras das ciclovias que já começaram a ser implantadas na L2 Norte e nas proximidades da UnB (Universidade de Brasília), na Asa Norte.
Os trabalhos devem ser retomados a partir da próxima segunda-feira (11), segundo o coordenador do Comitê de Mobilidade por Bicicleta do GDF, José Ricardo Fonseca.
Em reunião realizada nesta terça-feira (5), entre o instituto, GDF, MPF-DF (Ministério Público Federal no Distrito Federal), e MP-DF (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios), foram discutidas as condições para a liberação.
De acordo com o superintente do Iphan, Alfredo Gastal, uma delas é que a Novacap disponibilize ao Ministério Público as plantas de todo o projeto de implementação. A companhia também deverá apresentar o plano de compensação ambiental da vegetação atingida com as obras.
Outra condição para a retomada da construção, é que o Detran apresente até o próximo dia 15 de junho, um estudo que avalie o impacto que a obra pode causar sobre o trânsito na região.
Segundo José Roberto Fonseca, antes da paralisação a previsão era que os trabalhos estivessem concluídos até o final do ano, mas esse prazo deve ser alterado. Ele afirmou ainda que a Secretaria de Obras e a Novacap vão discutir, com a empresa que executa a obra, a possibilidade de não haver alterações no contrato, devido à interrupção.
No último dia 31 de maio, O MPF-DF recomendou à Secretaria de Obras do Distrito Federal a suspensão da construção de ciclovias no Plano Piloto, em Brasília. A paralisação já havia sido determinada pelo Iphan, que embargou as obras em 10 de maio.
O estudo do Iphan, que serviu de base para o pedido de paralisação, apontou irregularidades no serviço, como falta de segurança para os usuários e de falta de levantamento dos impactos ambientais acarretados na área tombada do trajeto.
As obras de implantação prosseguem normalmente no Paranoá, Guará, Ceilândia, Samambaia e Lago Sul. No Plano Piloto, o projeto prevê a construção de pistas para ciclistas nas vias W1, W4, L1, L2, L4 .

Do r7
Proradicalskate


Nenhum comentário: