quinta-feira, 24 de maio de 2012

Esporte e Saúde - Caminhada aprimora o condicionamento físico e faz perder peso




Se você gosta de uma boa caminhada, saiba que ela é a mais simples e popular de todas as atividades físicas, além de ser uma das formas mais surpreendentes de perder peso e tonificar o corpo. É um exercício dinâmico, pois pode ser praticado em qualquer lugar e por qualquer pessoa, ou seja, uma atividade de integração e melhoria da qualidade de vida.
A caminhada melhora o nível do condicionamento físico e ajuda na função cardiovascular e na perda de peso. Fortalece os músculos das pernas e dos glúteos. Também reduz a pressão sanguínea, os níveis de colesterol no sangue e o risco de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes e estresse.
Segundo a diretora da Confederação Brasileira de Esportes Não Competitivos – Anda Brasil, Ana Beatriz Cordeiro, o ideal é caminhar pelo menos três vezes por semana, respeitando o próprio ritmo. Se não houver regularidade, o indivíduo corre o risco de criar mecanismos compensatórios: querer fazer atividades físicas excessivas para um único dia, causando ainda mais estresse ao corpo.
Bem-estar
Na caminhada, o organismo libera a endorfina, substância que proporciona sensação de bem-estar, reduzindo as tensões do dia a dia. A substância também auxilia na neutralização dos radicais livres, um dos responsáveis pelo processo de envelhecimento do organismo. No entanto, é importante que a pessoa crie hábitos saudáveis, alimente-se antes e fixe horários para praticá-la.
O adepto da caminhada pode alterar a intensidade dos passos, aumentando a velocidade, o percurso (subidas e descidas) ou a distância percorrida. O caminhante também deve monitorar a freqüência cardíaca para compreender melhor como o corpo responde às diferentes intensidades de exercícios e, assim, realizar uma atividade segura e eficiente.
Mesmo que você tenha o hábito de praticar a caminhada todos os dias, é importante seguir as recomendações médicas e algumas técnicas corretas e imprescindíveis para obter bons resultados.

Técnicas para seguir durante a caminhada:
  • Faça alongamento antes e depois da caminhada
  • Hidrate o corpo, bebendo água antes, durante e após o exercício
  • Observe a batida do calcanhar, pois é a primeira parte do pé a tocar no chão, em seguida a planta do pé e, por fim, os dedos
  • Impulsione o corpo à frente, usando os glúteos e os músculos da parte posterior das pernas
  • Mantenha as costas e o abdômen firmes e contraídos
  • Use os braços, dobre o cotovelo em 90 graus e inicie todo o movimento a partir dos ombros
  • Mantenha os ombros em linha reta e não deixe o corpo girar na cintura, evitando o vai e vem dos quadris
  • Use um tênis apropriado para absorver melhor o impacto com o solo
  • Em caso de dores nas pernas, diminua a velocidade e evite as ladeiras


Cronograma
Semana
Frequência
Duração
1ª semana
3 vezes
30 minutos
2ª semana
3 vezes
40 minutos
3ª semana
4 vezes
45 minutos
4ª semana
5 vezes
50 minutos



Cleide Passos
Foto:  Divulgação
Fonte: Ascom – Ministério do Esporte
Proradicalskate

3 comentários:

Anônimo disse...

Para mim é um dos melhores esportes, é claro isso bem feito com os alongamentos etc, o melhor de tudo é que é de graça.Eu faço diariamente e me sinto um menino de 18 anos mesmo com 45, Ótima reportagem!

Anderson Sá
Brasília - DF

Anônimo disse...

parabén pela reportagem, estou praticando caminhada e me sinto uma outra pessoa perdi 10 quilos e estou vivendo uma nova fase em minha vida, aconselho a todos praticarem a caminhada para todas as idades.



Marcos Martins
Ceilândia

Anônimo disse...

E um otimo exercicio.... mais antes temos que ter todo cuidado, alongando para que não venha ter um problema futuro....
Eu recomendo este exercicio!!!

Daniele Duarte
Planaltina DF