quinta-feira, 10 de maio de 2012

BMX



A palavra BMX tem como significado Bicycle(B) Moto(M) Cross(X). O Freestyle existe desde a década de 70. Nos EUA surgiram as primeiras manobras,inventadas por atletas mundialmente famosos como Bob Haro, Ron Wilkerson e Michael Domingues. As crianças imitavam seus ídolos do motocross com suas bikes, construíam pistas e faziam corridas informais. Assim nascia um novo esporte com o apoio e o incentivo dos pais da criançada. O BMX chegou com toda força no Brasil em 1978, quando o bicicross estava crescendo, dando espaço a esse novo esporte radical, caracterizado principalmente pelo radicalismo e adrenalina que transmite, pois para executar as manobras é preciso coragem, disciplina, treino e muita ousadia. 


Não é um esporte de moda e os praticantes "bikers" se unem para atrair novos adeptos, buscando assim consolidar seu espaço dentro dos esportes convencionais, promovendo campeonatos e marcando presença em eventos e shows de grande expressão. Os atletas treinam exaustivamente buscando a perfeição, em respeito ao seu público. Praticado com uma bicicleta de aro 20", eles executam manobras que podem desafiar a gravidade, com giros e saltos no ar. 



O BMX é dividido em duas partes o Race (corrida) e o Freestyle (estilo livre). No BMX Freestyle há cinco modalidades: Street, Mini Ramp, Dirt Jump, Flatland, Vertical. 



No BMX Free Style o que difere um estilo do outro é o local e a forma de como são executadas as manobras.



MODALIDADES

Dirt Jump

É praticado em rampas de terra, com alturas e distâncias variadas , podem ser rampas únicas, doubles, ou seqüenciais chamadas de trails, ou ate rampas de madeira tipo mesa, as manobras tem evoluído de uma maneira que são as mais impossíveis como double back flip e 360º backflip, back flip tail whip entre outras.


Vertical
É executado em uma rampa em forma de “U”, denominada Half Pipe, com manobras nas laterais (bordas) e nos chamados aéreos (vôos para fora da rampa) onde os atletas busca executar manobras de alto grau de dificuldade o mais alto possível no dois lados da rampa.


Mini Ramp 
Tem uma altura e tamanho inferiores ao Vertical, realizam-se manobras de bordas, associadas a manobras de salto e aéreos geralmente em rampas de madeira,esta modalidade tem muitos adeptos, pois se usam manobras do DIRT, FLAT e STREET, com um grau técnico que aumenta com as manobras mais ousadas muitas vezes são adaptados obstáculos ao Mini Ramp como spines, sub-box e wall ride que acrescentam dificuldade e radicalidade a session.


Street
É praticado nas ruas como o próprio nome já diz ou em pistas que simulem ruas que tenham corrimões, escadas e rampas, dos mais variados tipos como spines ,fun box, 45º, quarters, savanas entre outros,neste são usadas manobras do MINI-RAMP, DIRT, VERT e até do FLATLAND.


Flatland 
É uma apresentação no solo sem rampas ou pulos, considerado o mais livres dos estilos onde cada piloto faz sua session buscando dificuldade e equilíbrio aliados a criatividade.


Park
É praticado em percursos fechados (skateparks ou bikeparks) onde se encontram obstáculos que, inicialmente, procuravam simular os obstáculos das ruas, mas actualmente já possui um desenho próprio, com rampas para aéreos e para saltos, bancadas, muros e paredes, e possui ainda hoje algumas poucas simulações de obstáculos encontrados nas ruas, como escadas e corrimãos.

Fonte: CBER
Proradicalskate 

Nenhum comentário: