quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Arvorismo

Foto Neco Meireles
Desvie de obstáculos e trabalhe todos os músculos
Parece brincadeira do Tarzan, mas é uma atividade física que consiste em um circuito com obstáculos variados (pontes, redes, cordas ou escaladas) montado na copa de árvores. Você sempre vai estar pendurada no alto, mas há circuitos específicos para iniciantes, em que o trajeto não oferece tanta dificuldade. Esse esporte consiste em duas modalidades: 

Circuito Acrobático
Percurso com vários obstáculos e diversos níveis de dificuldades. 

Circuito Contemplativo 

Percurso com baixa dificuldade para a integração do praticante com o meio ambiente, ideal Equipamento básico

Cadeirinha, capacete, mosquetões, fitas e um calçado confortável.


Os melhores points
Existem inúmeros circuitos montados pelo Brasil, principalmente na região sudeste. Normalmente eles são encontrados nos principais pólos ecoturísticos nacionais, como: Brotas, Socorro e Campos de Jordão (SP); Bonito (MS); Balneário Camboriú e Florianópolis (SC); Parati e Petrópolis (RJ); Recife (PE).

Curiosidade
Surgiu nos anos 80 na Costa Rica, como técnica de trabalho em altura de pesquisadores que estudavam o ecossistema das copas das árvores. Anos mais tarde, esportistas tiveram a idéia de utilizar tais técnicas como atividade recreativa ao ar livre, inicialmente na França, Nova Zelândia e na própria Costa Rica. 

Fique atenta: pratique com segurança
Atividades ao ar livre envolvem riscos diversos, que devem ser assumidos pelos próprios praticantes. Recomendamos que você faça um curso antes ou pratique sua atividade acompanhada de profissionais qualificados. E atenção: nós não nos responsabilizamos por quaisquer danos às pessoas que utilizarem as informações contidas neste site como única forma de conhecimento. Para a observação da natureza.

"Proradicalskate"
Edição Deise Coelho | Reportagem Fernanda Lupo | Consultor Márcio Bortolusso (Photoverde Produções)

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom este Blog,e as matérias são bem legais...Show de bola. Estou ligado nas informações Abraço.

Anderson Cavera
Recanto das Emas - DF

Anônimo disse...

Onde praticar em Brasília você sabe algum lugar, achei interessante.

Anderson
Guará - DF