sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Vamos Praticar Esportes Radicais

Para se ter uma boa saúde é fundamental ter uma alimentação bem equilibrada, hábitos diários que valorizem o bem estar e, principalmente, praticar esportes.
A prática de esportes é fundamental para que possamos colocar o corpo em movimento e sair do ócio, manter os índices corpóreos em dia e, principalmente, ajudar a desestressar. Porém, ficar apenas na boa e velha corridinha já é coisa do passado. Que tal tentar praticar outros esportes?
E não, não estou falando daquela peladinha de final de semana, mas que tal tentar praticar esporter radicais?
Abaixo, confira alguns esportes radicais que você pode praticar!
O Skate é um é um esporte inventado na Califórnia que consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa prancha, chamada shape (ingl. deck), dotada de quatro pequenas rodas e dois eixos chamados de “trucks”. Com o skate executam-se manobras, com baixos a altos graus de dificuldade.

O Mountain Bike é uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos.

O Bungee Jumping é um esporte radical praticado por muitos aventureiros corajosos, que consiste em saltar para o vázio amarrado aos tornozelos a uma corda elástica. Há muito tempo, este esporte era uma espécie de prova iniciática pela qual os rapazes de uma aldeia teriam de passar para poderem começar a ser chamados de adultos. Apesar de só haver uma prova por ano, consistia em irem buscar lianas, subirem uma espécie de escada com cerca de 5 metros, prenderem um extremo da liana à cana da escada e o outro extremo a um dos seus pés. Depois teriam de se atirar e, se chegassem lá a baixo sãos e salvos, tornar-se-iam adultos. Mas, se por outro lado, a liana se rompesse ou se fosse comprida demais, eles morreriam.

O Paraquedismo é praticado por desportistas (paraquedistas) que saltam de aeronaves, ou lugares fixos (Base Jumping), fazendo uso de um pára-quedas (invólucro contendo uma vela dobrada desenhada a desdobrar-se aumentando sua superfície de contato com o ar) para diminuir sua velocidade de queda, sendo possível realizar saltos de grandes altitudes sem sofrer danos corporais.

O PaintBall é um esporte de combate que consiste em um jogo onde duas ou mais equipes competem entre si, usando carregadores de bolas que soltam tinta ao atingir o adversário. O objectivo é apanhar a bandeira do outro grupo, na forma mais popular do jogo, e quanto mais adversários forem eliminados mais fácil fica de completar o objectivo.

É importante lembrar que uma característica de atividades semelhantes na visão de muitas pessoas é a capacidade de causar a aceleração da adrenalina nos participantes. De qualquer forma, a visão médica é que a pressa ou altura associadas com uma atividade não é responsável para que a adrenalina lance hormônios responsáveis pelo medo, mas sim pelo aumento dos níveis de dopamina, endorfina e serotonina por causa do alto nível de esforço psíquico.
Além disto, um estudo recente sugere que haja uma ligação para a adrenalina e a “verdade”” dos esportes radicais. O estudo define os esportes radicais como um lazer ou atividade recreativa muito agradável, mas se tiver uma má administração poderão gerar acidentes e até a morte do praticante. Esta definição é designada para separar anúncio comercial que exagera na descrição dos fatos e “aumenta” a atividade realizada. Outra característica das atividades rotuladas é que elas tendem serem de preferência individuais do que esportes de equipe. Os esportes radicais podem incluir ambas atividades competitivas e não-competitivas.
E ai, vai sair do sofá ou não?
"proradicalskate"

Nenhum comentário: