quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dicas para manutenção do tratamento de emagrecimento

A nutricionista Vanessa Pimentel dá várias dicas interessantes em algumas situações cotidianas, para quem está em um programa de emagrecimento:
1. Estabeleça objetivos realistas para seu programa de emagrecimento. O peso ideal é aquele que você consegue atingir e manter, de forma saudável.
2. Preste atenção no que está comendo! Planeje sua alimentação!
3. Procure identificar os fatores que te levam a comer em excesso, dando mais importância ao seu comportamento alimentar do que ao peso confirmado na balança.
4. Procure distinguir o que é fome e o que é desejo.
5. Diferencie o fato de estar com sede e não com fome. 
6. Mantenha-se sempre hidratado. No mercado há novos produtos que oferecem sabor com baixas calorias, como chás (frio/quente), sucos lights, iogurtes light de frutas ou natural, águas aromatizadas.
7. Tente sempre manter seu equilíbrio psicológico. Não reprima suas emoções. Grite quando estiver com raiva e chore quando estiver triste. Assim,  não descontará na comida e não atrapalhará seus objetivos.
8. Quando por um tropeço você exagerar nas calorias, não desanime. 
9. Procure pesar-se apenas quando for no consultório para não aumentar angústias desnecessárias, uma vez que alguns aspectos podem variar seu peso, como acontece no período pré - menstrual.
10. Evite alimentação automática, isto é, comer porque os outros estão comendo.
11. Procure obedecer os horários de suas refeições e lanches, dessa forma você não sentirá fome excessiva e evitará descontar a falta de uma refeição em excessos alimentares futuros.
12. Alimente-se em local apropriado e tranqüilo. Não coma em pé ou andando, mastigue bem os alimentos.
13. Não belisque enquanto cozinha. Peça para alguém experimentar por você.
14. Procure não fazer outras atividades, como ler ou assistir TV enquanto come. Dedique-se ao ato de se alimentar!
15. Abaixe os talheres na mesa entre uma garfada e outra.
16. Não leve as travessas com comida para mesa. Vá para mesa com o prato já servido.
17. Inicie as refeições com verduras cruas, legumes ou sopas, mas cuidado com molhos e acompanhamentos.
18. Levante-se da mesa após terminar a refeição.
19. Mantenha visíveis os alimentos mais saudáveis e procure deixar os alimentos mais calóricos em um local de difícil alcance ou “fora de sua visão”.
20. Utilize-se mais de condimentos naturais como ervas, orégano, salsa, cebolinha, pimentão, alho, cebola.
21. Procure consumir a fruta ao invés do seu suco, ela fornecerá maior quantidade de nutrientes, fibras e proporcionará uma saciedade mais rápid
22. Se a vontade de comer doces aparecer, use gelatinas diet, barra de cereais, frutas cozidas com adoçante e canela, frozen iogurte (sorvete de iogurte desnatado), iogurte de frutas light.
QUANDO FOR AO SUPERMERCADO
1. Não vá às compras com fome! Quando estamos com fome compramos mais do que realmente precisamos.
2. Tenha em mãos uma lista de compra e suas possíveis substituições. Programe suas compras!
3. Comece suas compras pelo setor de hortifrutis. Enchendo o carrinho de  frutas, legumes e verduras (que são volumosos) você terá menos espaço para outros itens mais calóricos.
4. Evite o corredor de doces e salgadinhos, dessa forma ficará mais fácil de resistir à tentações. 
5. Fique atento aos lançamentos, pesquisando novas opções nas prateleiras que se adeqüem às suas necessidades e disponibilidades.
6. Compare os produtos lendo os rótulos, escolhendo os menos calóricos e menos gordurosos.
7. Cuidado com os produtos light/diet! Veja se realmente valem a pena! O fato de serem light/diet é por apresentarem uma redução parcial ou total, respectivamente, de algum nutriente quando comparado ao produto normal... isso não implica em redução calórica!
8. Não se iluda com ofertas, como pague 180g mas leve 200g, evitando assim levar quantidades de calorias desnecessárias, o que pode aumentar significativamente o total de suas calorias diárias.
9. Evite parar  nos pontos de degustação.  Apesar de na maioria das vezes as porções serem pequenas, no final somam muitas calorias.
10. Lembre-se de sua nutricionista e do que aprendeu nas consultas sobre reeducação alimentar, procurando fazer a escolha certa para suas compras.


EM FESTAS: COQUETÉIS, CASAMENTOS, JANTARES, RECEPÇÕES
1. Prepare-se com antecedência para eventos especiais. Tente planejar sua alimentação!
2. Faça sempre um lanche uma hora antes de sair para o evento. Use frutas, iogurtes desnatados, vitamina de frutas, palitos de cenoura, pepino, picles.
3. Se for a um churrasco, evite carnes gordas (cupim / picanha) e queijos gordos (mussarela de búfalo / queijo coalho) , optando por  carne de peixes, frango (sem pele), carne bovina de cortes magros, espetinhos de legumes, queijo fresco.
4. Na hora de preparar seu prato, inicie pelas saladas até que sinta-se parcialmente satisfeito. Isso ajudará você a não exagerar nos pratos seguintes.
5. Tente substituir bebidas alcoólicas por água, sucos ou, até mesmo, refrigerantes light. Uma boa dica para quem quer substituir a bebida alcoólica por uma opção menos calórica é misturar água com gás, suco de fruta, uma rodela de laranja, ou limão, e folhas de hortelã. 
6. Se não tiver como fugir das bebidas alcoólicas, procure intercalar uma taça de bebida alcóolica com um copo de água sem gás.
REFEIÇÕES FORA DE CASA E RESTAURANTES
1. Dê preferência a restaurantes por quilo, já que você poderá controlar com maior facilidade a escolha do alimento e suas quantidades. Cuidado apenas para não tentar experimentar um pouco todas as opções pois isso pode totalizar em um excesso calórico.
2. Procure não repetir, não se servir mais de uma vez. 
3. Dispense o couvert de pão e manteiga.
4. Antes do prato principal, peça uma deliciosa salada verde e atente-se a utilização dos molhos. Prefira limão, molho de soja, ervas, mostarda, vinagre, iogurte. 
5. Se for comer uma massa, opte por molhos de tomate com ervas ou legumes e evite molhos branco, quatro queijos, ao pesto ou alho e óleo. Modere no uso de carnes e queijo ralado como acompanhamento.
6. Procure perguntar ao garçom quantas pessoas o prato serve. Se possível, peça meia porção ou divida-a com alguém.
7. Questione o garçom se é possível trocar os acompanhamentos do prato, como batatas fritas por assada ou cozidas; carne bovina por peixe ou frango (sem pele).
8. Certifique-se de que os legumes não são preparados no óleo, azeite ou manteiga e sim no vapor ou levemente refogados.
9. Não se deixe influenciar pelos demais ao escolher seu prato. As necessidades calóricas e nutricionais variam de indivíduo para indivíduo.

Somente com mudanças no seu estilo de vida e hábitos alimentares você conseguirá, de forma saudável, alcançar e manter seu peso ideal!


Vanessa Pimentel - Nutricionista
 

Telefone: (11) 4221-8772 / 4227-6876

Nenhum comentário: