segunda-feira, 22 de agosto de 2011

DF e cidades próximas oferecem opções de esporte radicais

Região tem áreas para rafting, mergulho, skate e escalada e mountain bike.
Veja melhores locais para a prática de cada modalidade de esporte radical.
O Distrito Federal e cidades próximas oferecem um leque de oportunidades aos amantes dos esportes radicais. Rafting, mountain bike, mergulho, skate, escalada e motocross são algumas das modalidades que podem ser praticadas por quem gosta de aventura. Veja abaixo os melhores locais para praticá-las e dicas sobre segurança.



Descer em corredeiras utilizando apenas botes infláveis e equipamentos de segurança. Se você gosta de emoção, então o rafting é uma boa alternativa pra começar sua incursão no mundo dos esportes radicais.

Qualquer pessoa acima de 15 anos está apta a praticá-lo e não é necessário ter qualquer tipo de experiência pra dar as primeiras remadas. Os rios utilizados pelos praticantes são divididos em classes que vão de 1 a 6. As classes 1 a 3 são as mais indicadas para o turismo de aventura e iniciantes, pois, além de proporcionar fortes emoções, têm um grau de dificuldade menor.
Mas é preciso ficar atento. Enfrentar as corredeiras envolve risco de acidentes. Por isso, é fundamental prestar atenção às regras de segurança.

O local mais próximo do DF para praticar o esporte é o Rio Corumbá que fica a 130 quilômetros de Brasília, no caminho para Pirenópolis.
O rafting é realizado aos sábados e domingos, com saídas de Brasília ou Goiânia (traslado em van executiva incluso). Informações sobre preços e horários podem ser obtidas com os organizadores de expedições.

Outra opção próxima à capital é o Rio Tocantinzinho, localizado a 28 km de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Ele é composto por um trecho de 14 quilômetros, realizados em aproximadamente quatro horas, com paradas para banhos e descanso em grandes poços, e se destaca pela beleza do seu circuito.

Esse rafting é realizado aos sábados com saídas da Vila de São Jorge na Chapada dos Veadeiros, e aos domingos com saídas de Brasília (traslado em van executiva e jipe inclusos).


Por ser uma cidade-parque cercada de verde, Brasília é um dos lugares ideais para a prática da modalidade. A tribo do mountain bike encontra seu refúgio nos arredores da cidade.
O grupo Rebas do Cerrado se reúne todo domingo de manhã, e qualquer um pode pedalar sem pagar nada. A única exigência é utilizar uma bicicleta adequada, capacete e os equipamentos obrigatórios de segurança. Existem bikes e acessórios de todos os preços. Os kits mais baratos saem por R$ 300.
O Rebas do Cerrado disponibiliza dezenas de opções de trilhas para todos os níveis, desde os amadores até os profissionais. Lá você também descobre onde comprar sua bicicleta, o calendário das excursões do grupo e todas as informações sobre o esporte.

Escalada
Existem várias formações de calcário próximas a Brasília, ideais para a prática da escalada. Além de Belchior, uma fazenda que fica no município de Água Fria de Goiás, a 125 km de Brasília, o site especializado em esportes radicais Itakama indica outros lugares para a prática da atividade.
Fercal, a 60 km de Brasília, depois de Sobradinho II, a Serra dos Pireneus, a 125 km de Brasília, localizado em Cocalzinho de Goiás, em direção à Pirenópolis, a Pedra do Canto, a 160 km de Brasília, em Minas Gerais, próximo à Unaí, e o Sertão Zen, a 235 km de Brasília, na Chapada dos Veadeiros, são as principais opções para a prática esportiva.


Em Brasília, cada vez mais lugares são usados pelos skatistas. Além do Eixão, na altura da quadra 215, o Setor Bancário Sul, o Parque da Cidade e a Ermida Dom Bosco são alguns dos pontos mais frequentados por essa tribo.
Neste fim de semana, por exemplo, a Ermida é palco de um dos mais importantes eventos da modalidade: o Circuito Brasileiro de Longboard Downhill, que vai reunir alguns dos melhores atletas do país.
No site Skate Brasília é possível encontrar todas as opções pra cada tipo de skate (street e downhill) e de praticante, desde os iniciantes até os profissionais. Lá há ainda a descrição de cada uma das pistas disponíveis e calendário de eventos da modalidade na capital.

Mergulho
A Barragem do Paranoá não é a única opção pra quem quer se aventurar embaixo d´água. O Lago Azul, localizado no município de Mara Rosa, Goiás, a 480 km de Brasília, também é uma opção muito procurada pelos praticantes do esporte.
O mergulho em Mara Rosa é feito em uma antiga mina de ouro a céu aberto que foi inundada. A visibilidade pode chegar aos 20 metros, com temperaturas que variam entre 25 graus e 32 graus.
No Lago Azul, a profundidade varia de 6 metros a 70 metros, possibilitando assim a prática da modalidade por pessoas de todos os níveis, desde os amadores até os mais escolados no ramo.
Na região, é possível se hospedar em pousadas, que oferecem boa estrutura para os aventureiros de plantão.

Motocross
Praticado desde os anos 60, o motocross é uma das mais antigas modalidades do motociclismo. As provas são disputadas em circuitos de 1.500 m, com obstáculos naturais e artificiais.
O esporte é feito de emoção e muita adrenalina. Ultrapassagens, saltos espetaculares, tombos e disputas acirradas são só alguns dos elementos que tornam as competições empolgantes.
Brasília é uma das referências do esporte no Brasil e costuma sediar campeonatos importantes. Porém, os praticantes do esporte costumam reclamar da falta de opções de campeonatos amadores e de circuitos para treinamento. E, de fato, as alternativas são escassas pros interessados na modalidade.

No site da
Federação de Motociclismo do Distrito Federal, há informações sobre opções para iniciantes e o calendário de provas para aqueles que já se aventuram há mais tempo no esporte.

Fonte: G1 DF, com informações do DFTV

Nenhum comentário: