terça-feira, 7 de junho de 2011

Conceitos inovadores de comunicação marcam a campanha do crack no DF

Com o objetivo de alertar a população sobre os perigos do consumo do crack, que pode levar o indivíduo a sofrer seqüelas irreversíveis e até à morte, o GDF deu início, em 15 de maio, à campanha de prevenção e combate ao uso da droga. A ação, que foi solicitada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, será veiculada durante 30 dias, em emissoras de rádio, televisão, busdoor e mídias de apoio, como a distribuição de folhetos.

Uma das principais inovações adotadas pelo GDF para esta campanha foi a de ter conseguido sair da mídia convencional, com peças publicitárias utilizadas, por exemplo, em redes sociais e até chamadas em shows. Outro elemento inusitado é o de ter conseguido inverter a temática do uso de drogas, quase sempre içadas pela exibição de imagens fortes. Na campanha do DF, prevalecem conceitos que remetem a um ambiente familiar, harmonioso e de diálogo entre pais e filhos para prevenir que os jovens caiam na armadilha que é o uso do crack. Por isso, o tom da comunicação ganhou elementos joviais e de descontração para alcançar o público na faixa entre 11 e 25 anos.
Primo pobre da cocaína, o consumo de crack vem crescendo em níveis assustadores em várias regiões do Brasil. E não tem sido diferente na Capital da República. O uso freqüente da droga – e sua conseqüente dependência química – leva o usuário, que não tem condições financeiras para bancar o custo do vício, à prática de delitos para obter a substância. Os pequenos furtos de dinheiro e objetos geralmente são realizados por jovens e começam em casa.

“Proradicalskate”

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