sábado, 28 de maio de 2011

O GRAFITE É OFICIALMENTE CONSIDERADO EXPRESSÃO ARTÍSTICA

A prática do grafite passa a ser oficialmente considerada expressão artística. O reconhecimento consta na lei 12.408/11 de autoria do deputado federal licenciado e atual secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal, Geraldo Magela, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (26).

 A partir da lei, não será considerado crime a prática do grafite realizada com o objetivo de valorizar o patrimônio público e privado desde que autorizada pelo órgão competente (no caso do patrimônio público) ou pelo proprietário. Além disso, fica proibida a comercialização de tintas em embalagens aerossol a menores de 18 anos e torna-se obrigatória a identificação do comprador na nota fiscal de venda.

De acordo com as novas regras, que modificam a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), as práticas de pichação e grafitagem deixam de ser considerados crimes equivalentes com pena de detenção de três meses a um ano, além de multa e valorizam o artista que trabalha com o grafite. “Era necessário garantir a segurança jurídica aos artistas. O grafite é elemento-chave para o movimento hip-hop, que conscientiza muitos jovens por meio de suas ações” 

Valeu a luta de todos os artistas das ruas que depois de serem marginalizados, perseguidos e tratados como desordeiros hoje tem o devido reconhecimento,  está é uma historia entre várias outras que teve um final feliz, eu me lembro de quantos jovens morreram pichado, através deles que o grafite se tornou ainda mais uma arte,pois podemos separa o certo do errado a todos os artistas do grafite um salve, fica aí a deixa para os que ainda estão na pichação saírem da informalidade e serem conhecidos e aplaudidos pela sua arte.

Com adaptações para o Proradicalskate.

Nenhum comentário: